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dc.contributor.advisorKrueger, Cláudia Pereira, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherBleninger, Tobias Bernward, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicaspt_BR
dc.creatorViski, Anderson Renatopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-05T19:27:28Z
dc.date.available2024-02-05T19:27:28Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41291
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Claudia Pereira Kruegerpt_BR
dc.descriptionCoorientador : Prof. Dr-Ing. Tobias Bleningerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas. Defesa: Curitiba, 10/08/2012pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 114-117pt_BR
dc.description.abstractResumo: O efeito multicaminho é um problema no posicionamento geodésico estático ou cinemático de precisão, ele pode causar erros na determinação de coordenadas geodésicas que podem varias de poucos milímetros até metros. Entre as várias técnicas existentes para atenuar este efeito foi desenvolvido, para este fim, um protótipo de um material denominado AEM (Atenuador do Efeito de Multicaminho), o qual visa absorver ondas atenuadas. Nesta pesquisa verificou-se a influência do efeito multicaminho no posicionamento estático e cinemático sobre massas de água doce empregando-se dois métodos para análise da redução do efeito multicaminho sendo elas, uso de materiais isolantes eletromagnéticos e antena do tipo Choke Ring os quais foram acoplados sobre plataformas Eulerianas e Lagrangeanas. Com o emprego dos materiais atenuadores do efeito multicaminho como técnica minimizadora em nível de tecnologia de antena, foi possível reduzir o multicaminho em experimentos realizados em dois campos de provas distintos BCAL/UFPR e reservatório Vossoroca, aumentando com isso a acuracidade do posicionamento geodésico de precisão. Palavras-chave: Multicaminho, AEM, Plataformas Eulerianas e Lagrangeanas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The multipath effect is a problem in static or kinematic, high precision, geodetic position measurements. It can cause errors in determining geodetic coordinates that can be of the order of a few millimeters up to several meters. Among the various existing techniques for mitigating this effect, a special attenuation material has been developed. The prototype is called AEM (Attenuator multipath effect), which is intended to absorb attenuated waves. The present project investigated the influence of the material on the multipath effect for static and kinematic position measurements in freshwater bodies using two methods for the analysis. One is the use of insulating materials, such as the AEM, the other was and electromagnetic shock ring type antenna, both of them mounted on Eulerian and Lagrangian measurement systems. The developed material was able to reduce the multipath effect, as shown in field experiments conducted at two distinct locations. The BCAL / UFPR laboratory site and the Vossoroca reservoir, in both cases increasing the accuracy of the geodetic positioning. Keywords: Multipath, AEM, Eulerian and Lagrangian platformspt_BR
dc.format.extent119 f. : il. algumas color., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGeodésiapt_BR
dc.subjectSistema de Posicionamento Globalpt_BR
dc.subjectMassas de aguapt_BR
dc.subjectBoias oceanográficaspt_BR
dc.titleAnálise da atenuação do efeito multicaminho no posicionamento GPS de plataformas lagrangeanas e eulerianas em massas de águapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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