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dc.contributor.advisorCampos, Wagner de
dc.contributor.authorMaziero, Renato Silva Barbosa
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.date.accessioned2016-02-25T18:21:39Z
dc.date.available2016-02-25T18:21:39Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/41289
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Wagner de Campos
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba, 17/04/2015
dc.descriptionInclui referências : f. 51-60
dc.descriptionÁrea de concentração: Exercício e esporte
dc.description.abstractResumo: Este estudo investigou a duração das intensidades da atividade física (AF) nas aulas de Educação Física (EF) e sua relação com a aptidão cardiorrespiratória (ACR) em 614 escolares, de 10 a 17 anos, com média de idade de 13,75±1,57 anos (meninas) e 14,1±1,64 anos (meninos), estudantes do ensino público estadual de Pinhais, Paraná. A duração nas intensidades da AF dos escolares foi avaliada por acelerômetro Actigraph (WGT3X, GT3X+ e GT3X), posicionados no quadril e programado com epochs de 60s. A aptidão cardiorrespiratória foi determinada pelo teste de Léger 20 metros (VO2max), foram utilizados os pontos de corte de Freedson (2005) para classificação dos níveis de AF e Fitnessgran (2014) para a ACR. Foram feitas observações em 100 aulas de Educação Física com duração de 31 minutos e 50 segundos, com média de alunos avaliados por aula de 12,4±6,4. Os escolares foram classificados a cada 60s em uma das 5 (cinco) categorias de duração da AF nas aulas de Educação Física (sedentária, leve, moderada, vigorosa e muito vigorosa). O maior tempo de aula foi gasto em atividade sedentária (AS) sendo (meninas 61,0 min. e meninos 52,0 min., p<0,001). Observou-se que 40,9% de meninas e 59,1% dos meninos estavan com índices inadequados de aptidão cardiorrespiratória (ACR). Os resultados apontaram que a associação entre a duração das intensidades da AF e a ACR foi significativa somente para os meninos nas atividades físicas (leve, moderada, vigorosa (r=0,11; 0,11; 0,15; p<0,05; respectivamente), indicando que os meninos que se exercitaram dentro das aulas de EF apresentam uma ACR crescente relacionada com o aumento da intensidade da AF. Em relação às meninas não foi encontrada relação significativa nas intensidades das AF. Dessa forma pode-se inferir que a duração nas intensidades da AF durante as aulas de EF se caracterizou como sendo de curta duração e de baixa a muito-baixa intensidades, inviabilizando o alcance de benefícios satisfatórios quanto ao desenvolvimento e ao aprimoramento dos níveis de ACR. Entende-se que, a partir dos resultados obtidos, serão necessários treinamento e orientações de professores, assim como políticas públicas que enfatizem maior número de aulas e maior duração do tempo de aula dedicada a atividades de intensidade vigorosa. Torna-se importante, também, ações que objetivem o aumento da eficiência e da eficácia das aulas de Educação Física nos ensinos fundamental e médio. Palavras-chave: Duração de atividade; atividade física; Educação Física; aptidão cardiorrespiratória.
dc.description.abstractAbstract: This study investigated the duration of the intensities of AF in PE classes and their relationship with cardiorespiratory fitness (CRF) in 614 school children, 10-17 years old, with a mean age of 13.75 ± 1.57 years (girls) and 14.1 ± 1.64 years (boys), the state public school Pinhais, Paraná. The duration of the school AF intensities was assessed by accelerometer Actigraph (WGT3X, GT3X + and GT3X), positioned in the hip and programmed with 60s epochs. CRF was determined by the test léger 20 meters (VO2max), the Freedson cutoffs were used (2005) for classification of levels of AF and Fitnessgran (2014) for the CRF. We analyzed 100 PE classes and the average duration of classes was 31.5 minutes and average of students evaluated by class 12.4 ± 6.4 The students were classified every 60s in one of the five (5) categories of duration of PA in PE classes (sedentary, light, moderate, vigorous and vigorous). The largest class time was spent in sedentary PA (girls and boys 61.0 min., 52.0 min., p<0.000). It was observed that 40.9% of girls and 59.1% boys with inadequate rates of CRF. The results regarding the association between the duration of the intensities of AF and CRF was significant only for boys in AF (light, moderate, vigorous (r=0.11; 0.11; 0.15; p<0.05; respectively), indicating that boys who exercised within the PE classes have a CRF increased related to the increased intensity of PA. In relation to girls was no significant relationship in the intensities of PA. The duration of the PA intensities during PE classes was characterized as being short-lived and low to very-low intensities, preventing the achievement of satisfactory benefits for the development and improvement of CRF levels. Training and public teachers and policy guidelines that emphasize the largest number of lessons and length of class time devoted to vigorous intensity activities are needed, and further increase the efficiency and effectiveness of PE classes in elementary and secondary education. Keywords: Duration of activity, physical activity, physical education, cardiorespiratory fitness.
dc.format.extent76 f. : il., tabs., grafs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectEducação Física
dc.titleDuração da intensidade da atividade física durante as aulas de Educação Física : associação com aptidão cardiorrespiratória
dc.typeDissertação


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