Jogo Mycity para redes sociais
Data
2012Autor
Silva, Adolfo Luiz Noriller Leite da
Cavarzan, Deividi Alexandre
Baesso, Felipe Cesário
Lemos, Leandro Rezende
Wandressen, Romualdo
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Este trabalho apresenta o desenvolvimento do jogo MyCity para redes sociais, que consiste na criação e manutenção de uma cidade em um ambiente de multi jogadores. A rede social Facebook foi escolhida como ponto focal deste trabalho por possuir um amplo e crescente número de usuários em escala global, permitir uma difusão do jogo de maneira mais ampla e possibilitar uma maior interatividade do jogador com seus amigos. Para isso, o jogo explora este ambiente interativo dentro da rede social, e desafia o jogador a construir uma cidade sustentável e com diversas possibilidades estruturais. Foram criados diversos setores de construção e infra-estrutura, que podem influenciar a cidade virtual por meio de índices de satisfação da população, sustentabilidade e economia. A utilização de dinheiro fictício dentro do jogo permite que o jogador adquira quantias dinheiro para a construção dos itens, potencializando o crescimento de sua cidade, que ocorrerá de uma maneira mais rápida e com itens de valor agregado mais alto, permitindo que em um menor espaço, o jogador possua uma maior produção, seja ela financeira ou de características que satisfaçam a população. Para o desenvolvimento deste projeto foi escolhida a metodologia ágil Scrum, que proporciona uma divisão de tarefas por estórias, auxiliando na diminuição dos prazos de análise, codificação e testes, bem como a divisão de tarefas entre os integrantes da equipe. Dentre as tecnologias escolhidas para a codificação da aplicação foram utilizadas as linguagens de programação PHP, AS3 e Flex, aliadas a frameworks específicos para o armazenamento de dados na base de dados, comunicação entre as linguagens, comunicação com a rede social, arquitetura da aplicação e para a confecção da interface do jogo