Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHiga, Ivanilda, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Everton, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T19:25:04Z
dc.date.available2020-03-11T19:25:04Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41185
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Ivanilda Higapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/03/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 108-118pt_BR
dc.description.abstractResumo: O abandono nos cursos de nível superior, independente da área de formação, é um problema em todo o país e não apenas em uma única região. Algumas áreas, porém, se destacam mais do que outras, caso das ciências exatas, mais especificamente do curso de física. Esse abandono acarreta consequências não somente para a mantenedora, mas para o próprio discente. No caso da licenciatura em física, esta situação é ainda mais alarmante considerando-se a carência que se tem por profissionais desta área. Dentro desta problemática, esta pesquisa tem por objetivo entender, na perspectiva do discente, quais são suas dificuldades e especialmente os fatores que favorecem a sua permanência no curso de licenciatura em física, apesar das dificuldades enfrentadas. Para se estudar tais elementos foi utilizado um questionário respondido por alunos de um curso de licenciatura em física, através do qual foi possível traçar um perfil socioeconômico dos mesmos, além de suas expectativas profissionais e percepções em relação ao seu desempenho no curso, com ênfase em suas dificuldades e em especial os elementos que os incentivam a permanecer no curso. Através da pesquisa empírica foi possível estudar quatro eixos diferentes, abordados separadamente: o perfil do aluno, aspectos institucionais, suas expectativas profissionais e seu desempenho no curso. Alguns resultados encontrados corroboram os de outras pesquisas já desenvolvidas na mesma linha, que buscam entender os motivos do abandono. Os elementos que mais se destacam no sentido de influência no desempenho do discente também são estudados, os quais permitem entender melhor quais são as dificuldades dos discentes e os elementos que os fazem permanecer no curso. Nessa perspectiva, os elementos que dificultam a permanência que mais se destacam foram Tempo e Futuro Docente, enquanto nos fatores que favorecem a permanência destacam-se Fazer o que Gosta e o Desejo de ser Professor. Em relação ao eixo referente à profissão de professor de física, os resultados evidenciam que a maioria dos alunos deseja atuar como professor, apesar de indicarem elementos que os preocupam em relação à tal profissão, tais como a valorização financeira e o reconhecimento profissional. Buscando compreender se esses aspectos possuem relações com as estruturas sociais do discente, a teoria sociológica de Bourdieu será utilizada como referencial para análises, uma vez que com o auxílio deste referencial entendemos que é possível estudar como relações de grupo estão inseridas na formação docente. Palavras-chave: Licenciatura em Física, Evasão, Formação de Professores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The withdrawal in graduation courses, regardless the study area, is a problem not only in a single region, but in the whole country. Some areas, however, stand out more than others, such as Exact Sciences, more specifically the physics course. This withdrawal leads to consequences not only for the sponsor, but also for the student him or herself. In the case of a teacher formation course in physics, this situation is even more disturbing, considering the current need for professionals in this field. Inside this issue, this research aims to understand, in the student's perspective, which are his or her difficulties and specially the factors that promote his or her continuance in the teacher formation course in physics, despite the difficulties the student faces. To study these elements, a questionnaire answered by students from a teacher formation course in physics was used, through which it was possible to outline these students socioeconomic profiles, as well as their professional expectations and perceptions in relation to their performance in the course, with emphasis on their difficulties and specially the elements that encourage them to remain in the course. Through this empirical research, it was possible to study four different sections, addressed separately: the student's profile, institutional aspects, their professional expectations and their performance in the course. Some results that were found corroborate the ones found in other researches already developed in the same line, which seek to understand the withdrawal reasons. The elements that stand out most in the sense of influence in the performance of the student are also studied, which allow the better understanding of which are the difficulties of the students and the elements that make them remain in the course. In this perspective, the elements that hinder the continuance which stand out most were Time and Teaching Future, while in the factors that promote the continuance Do what one Likes and the Wish to be a Teacher stand out. In relation to the section regarding the physics teacher profession, the results show that most of the students wish to work as a teacher, despite the elements that worry them in relation to this profession, such as the financial valuation and the professional recognition. Seeking to understand if these aspects are related to the social structures of the student, the sociological theory of Bordieu will be used as reference to the analyses, since with the help of this reference one understands that it is possible to study how group relations are inserted in the teacher education process. Key-words: Teacher formation course in physics, Evasion, Teacher Education.pt_BR
dc.format.extent131 f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Ensino superiorpt_BR
dc.subjectEvasão universitaria - Paranápt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleEvasão e permanência num curso de licenciatura em física : o ponto de vista dos licenciadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples