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    O estado do conhecimento dos estudos brasileiros relacionados aà sobrecarga de informação entre 1995 e 2014

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    2015-2 TCC_Matheus Meltior Espinhoso.pdf (520.9Kb)
    Date
    2015
    Author
    Espinhoso, Matheus Meltior, 1992-
    Metadata
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    Subject
    Gerenciamento da informação
    Recuperaçao da informaçao - Sites da web
    Portais da Web - Periódicos
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Graduação Digital
    Abstract
    Resumo: Pesquisa sobre o Estado do Conhecimento dos estudos brasileiros relacionado à Sobrecarga de Informação entre 1995 e 2014. A Sobrecarga de Informação é um fenômeno impulsionado pela explosão informacional ao trazer a disposição das pessoas, por meio de vários canais, um fluxo de mensagens e informações de forma rápida, instantânea e em grande quantidade. O fato das pessoas não saberem lidar com este excesso de informações é o que provoca a Sobrecarga de Informação. Objetiva descrever o Estado do Conhecimento dos estudos realizados no Brasil, relacionados aos problemas gerados pela Sobrecarga de Informação, no período entre 1995 e 2014. A metodologia empregada na pesquisa se baseia na busca das publicações brasileiras que abordem o assunto. Realiza busca bibliográfica nos portais de periódicos nacionais CAPES, SciELO e BRAPCI, e no portal Google Acadêmico. Analisa quantitativamente os resultados obtidos, apresentando por meio de gráficos, de modo a demonstrar quem são os autores dedicados ao tema, quais instituições são responsáveis pelas publicações, em que locais foram publicados os trabalhos e a evolução da produção no período delimitado. Analisa também sobre os termos utilizados para divulgação do tema, fazendo uma comparação entre os utilizados para a realização da pesquisa e as palavras-chave presentes nas publicações, e o referencial das publicações pesquisadas, avaliando quem são os autores mais influentes na área. Ao final, conclui que as pesquisas relativas à Sobrecarga de Informação no Brasil estão apenas começando, mas o desenvolvimento das publicações relacionadas ao tema permite reconhecer a evolução do mesmo como uma consequência do crescente interesse dos pesquisadores e da população
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/41092
    Collections
    • Gestão da Informação [411]

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