Informação no planejamento de clubes de futebol de campo de Curitiba
Resumo
Resumo: Demonstra o papel que a informação desempenha e como contribui para o processo de planejamento estratégico em clubes de futebol de campo. Além desse ponto, também pretende entender o funcionamento dos clubes sob a perspectiva do planejamento e da estratégia, compreender o ambiente informacional onde as organizações esportivas estão inseridas e, também, identificar as principais fontes de informação utilizadas pelos clubes de futebol. A pesquisa se classifica como exploratória, com abordagem qualitativa, de natureza aplicada e com os procedimentos de levantamento bibliográfico e de coleta de dados, por meio de aplicação de questionário. O instrumento de coleta de dados foi aplicado nos quatro principais clubes de Curitiba, os quais participaram da principal série do Campeonato Paranaense 2015. Sendo assim, identificou que os clubes possuem a cultura estratégica presente no seu funcionamento, tendo um ambiente informacional muito rico, com fontes de informação bem claras. Por fim demonstrou que a informação serve como apoio para tomada de decisão e análises fundamentais para o clube, além de demonstrar que a informação é essencial para gerar conhecimento para o clube servindo para a elaboração do planejamento estratégico, sendo uma base sólida para o clube se diferenciar perante seus concorrentes
Collections
- Gestão da Informação [583]