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dc.contributor.advisorGuerra Hernandez, Héctor, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorDantas, Luís Thiago Freire, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-10-21T12:05:43Z
dc.date.available2019-10-21T12:05:43Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41064
dc.descriptionOrientador : Hector Guerra Hernandezpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho tem como objetivo apresentar a contribuição da Filosofia Africana para o ensino médio. Para desenvolver tal tema, a pesquisa problematizou no primeiro capítulo o eurocentrismo enquanto um ideal que procura julgar as produções intelectuais de outras culturas a partir de si mesmo. No capítulo seguinte as ideias de alguns filósofos africanos foram descritas com a intenção de avaliar certos temas filosóficos tradicionais por meio de uma nova perspectiva. Após essas considerações, a pesquisa por fim analisou as Diretrizes Curriculares de Filosofia do Estado do Paraná com a intenção de verificar os impedimentos e/ou incentivos para tratar da Filosofia Africana nos conteúdos para o ensino médio. Desse modo, a proposição de um currículo afastado de um privilégio intelectual, mas que pretenda realizar um diálogo com várias perspectivas filosóficas, entre elas, a africana, contribuiu para realização de uma descolonização do currículo com a pretensão de oferecer um ensino filosófico mais próximo do ambiente afro-brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This paper aims to present the contribution of African Philosophy for high school. To develop this theme, research conceptualized in the first chapter Eurocentrism as an ideal that seeks to judge the intellectual products of other cultures from himself. In the next chapter the ideas of some African philosophers were described with the intention of evaluating certain traditional philosophical issues through a new perspective. After these considerations, the study finally analyzed the Curriculum Guidelines of the State of Paraná Philosophy intended to verify the impediments and / or incentives to treat the African Philosophy in the contents for high school. Thus, the proposal of a curriculum away from an intellectual privilege, but wishing to undertake a dialogue with various philosophical perspectives, including the African, contributed to achievement of a curriculum decolonization by claiming to offer a closer philosophical teaching africanBrazilian environment.pt_BR
dc.format.extent67 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectFilosofia africanapt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.titleFilosofia Africana no ensino médio : por uma descolonização curricularpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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