Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAbib, Gustavo, 1977-
dc.contributor.authorFürbringer, Gracyele
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2016-02-15T18:07:09Z
dc.date.available2016-02-15T18:07:09Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/41033
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Gustavo Abib
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 24/03/2015
dc.descriptionInclui referências : f.186-194
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e organizações
dc.description.abstractResumo: Por três décadas, os executivos de TI têm identificado o alinhamento estratégico como uma das principais questões de gestão e uma prioridade para as organizações. O alinhamento estratégico entre a TI e o negócio é investigado nessa pesquisa com o foco na sua dimensão social. O contexto desta investigação repousa nos times virtuais, entendidos aqui como uma estrutura de apoio para executar as estratégias do negócio. Ao investigar o processo do alinhamento estratégico nos times virtuais, foram consideradas as especificidades desta estrutura e do seu ambiente, pois influem no processo de gestão que por sua vez está inter-relacionado ao alinhamento. Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar a influência dos times virtuais no processo de alinhamento estratégico entre TI e negócios com foco na dimensão social. Para alcançar este objetivo a pesquisa de campo realizou-se por meio de um estudo de caso único e em profundidade, descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando entrevistas e dados secundários em três times virtuais de uma mesma empresa. Como principais resultados, constatou-se que os times virtuais favorecem o processo de alinhamento estratégico, na execução da estratégia, substanciada pelos processos fortemente estruturados que melhoraram o relacionamento inter-pessoal, a comunicação, a colaboração e entendimento compartilhado em conjunto com a adequação à tecnologia de informação avançada que suporta e media as práticas do time. Palavras-chave: Alinhamento Estratégico; Times Virtuais; Estruturação.
dc.description.abstractAbstract: For three decades, IT executives have identified the strategic alignment as a major management issue and a organizations' priority. The strategic alignment between IT and business is investigated in this research focusing on its social dimension. The context of this research lies in the virtual teams, defined here as a structure that supports the business strategies execution. To investigate the process of strategic alignment in virtual teams, it was considered the team' structure specifics as well as their environment due to their influence in the management process which in turn is inter-related to the alignment process. This research aimed to analyze the influence of virtual teams in strategic alignment between IT and business focusing on its social dimension. To accomplish this fieldwork was carried out via a single and in-depth case study, descriptive and exploratory, with a qualitative approach, using interviews and secondary data in three virtual teams of the same company. As main results, it was observed that virtual teams foster the strategic alignment process, in strategy execution, substantiated by strongly structured processes that improved interpersonal relationships, communication, collaboration and shared understanding in conjunction with suitability of advanced information technology that supports and mediates team practices. Keywords: Strategic Alignment; Virtual Teams; Structuration.
dc.format.extent203 f. : il., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectAdministração
dc.subjectPlanejamento estrategico
dc.subjectTecnologia da informação
dc.subjectNegócios
dc.subjectGrupos de trabalho virtual
dc.subject.ddc658.4012
dc.titleTimes virtuais e o processo de alinhamento estratégico entre ti e negócios
dc.typeDissertação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples