Dissertações
Recent Submissions
-
Sala de aula invertida nas aulas de matemática no ensino fundamental - anos iniciais
(2019)Resumo: O presente trabalho insere-se na Linha de Pesquisa - Teoria e Práticas de Ensino, do Programa Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. Esta pesquisa parte de uma ... -
Performance docente no discurso de professores de geografia
(2019)Resumo: A pesquisa Performance docente no discurso de professores de Geografia, vinculada ao Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq), é uma investigação de cunho qualitativo ... -
A fotografia e a linguagem de animação na formação do professor de arte : entre percepções da linguagem fotográfica, os letramentos digital e da visualidade na educação básica
(2019)Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). ... -
A cultura popular ressignificando a vivência educativa na educação infantil
(2019)Resumo: Esta dissertação tem como tema a Cultura Popular e a prática educativa na Educação Infantil. O objetivo é pesquisar a possibilidade de estabelecer uma prática docente significativa que considere os saberes das ... -
Um projeto construtivista na educação infantil em tempo integral
(2016)Resumo: Este estudo relata o desenvolvimento de um projeto construtivista em tempo integral com crianças de 3 a 4 anos da Educação Infantil de uma escola em Curitiba. A implementação das etapas de planejamento, execução, ... -
Análise de teses e dissertações sobre a formação de professores em educação ambiental para a conservação de recursos hídricos
(2016)Resumo: Atualmente os corpos d'água se apresentam altamente degradados. A Educação Ambiental é uma ferramenta importante para que esta situação seja superada. Para isto, a formação de professores tem papel fundamental. O ... -
As relações com o aprender : sentidos atribuídos pelos alunos à escola e ao ensino de ciências por investigação
(2017)Resumo: Este estudo, de cunho qualitativo, teve como objetivo compreender quais relações os alunos estabelecem com o aprender na escola, nas aulas de Ciências e numa proposta do Ensino de Ciências por Investigação (ECI). ... -
Farol do saber : limites e possilidades na formação de leitores de uma Biblioteca Escolar em Curitiba
(2016)Resumo: Este estudo de caso de natureza etnográfica investiga as mediações de leitura e formação de leitores no contexto de um Farol do Saber da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba (RMBE). A pesquisa se ... -
A ação mediadora dos pedagogos na hora-atividade de professores do ensino médio : novas dimensões de atuação
(2016)Resumo: A presente dissertação objetivou investigar a ação mediadora desenvolvida pelos pedagogos de uma escola da rede estadual de Curitiba - Paraná, no contexto de uma formação continuada em serviço de professores do ... -
A importância da pesquisa para a formação continuada na prática pedagógica dos professores no ensino básico
(2015)Resumo: Este trabalho se insere na linha de Pesquisa Formação da Docência. O presente trabalho tem por objeto de pesquisa a Intencionalidade do professor em realizar estudos e pesquisas na prática cotidiana escolar. Tem ... -
Uso, integração e apropriação de tecnologias e mídias digitais nas aulas de inglês nas escolas municipais de Curitiba
(2017)Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória, de natureza explicativa, que foi realizada com os professores de língua inglesa que atuam nas escolas municipais de Curitiba ... -
Cartografias do sensível : o corpo deficiente feminino nas aulas de Educação Física
(2016)Resumo: Esta cartografia desenvolve-se em torno do corpo feminino deficiente, atravessado pelos conceitos da Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Felix Guattari. Problematiza a invisibilidade dos afetos e, portanto, ... -
Desafios e contribuições do Pnaic matemática para a prática pedagógica de professores da Rede Municipal de Curitiba
(2016)Resumo: Esta dissertação apresenta uma investigação relacionada ao processo de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC Matemática na Rede Municipal de Curitiba, a partir das percepções ... -
Contribuições das metodologias participativas para o desenvolvimento da educação ambiental em espaços escolares
(2017)Resumo: Esta pesquisa toma como eixo de reflexão o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental no contexto escolar. Aborda as metodologias participativas como ferramenta para potencializar e contribuir com a ampliação ... -
Espaços/ambientes de infância e as práticas pedagógicas em educação ambiental
(2017)Resumo: Os espaços/ambientes escolares são espaços de formação humana, seu objetivo é formar sujeitos capazes de agir e compreender o mundo a sua volta de forma crítica. Os espaços/ambientes da Educação Infantil educam e ... -
A mudança climática global e o ensino de ciências do ensino fundamental : conteúdos, metodologias, material didático e potencialidades para educação ambiental
(2016)Resumo: O fenômeno da mudança climática global causa impactos nos sistemas naturais e sociais, constituindo-se em um desafio posto a toda humanidade. Nesta perspectiva, a educação ambiental representa uma dimensão intrínseca ... -
Mediações de leitura e formação do aluno-autor : desafios ao letramento literário no cotidiano escolar
(2016)Resumo: Este trabalho, por meio de uma pesquisa de natureza etnográfica, analisou o processo de letramento literário em uma turma de 3º ano e outra de 4º ano do ensino fundamental de escola municipal de Curitiba. A ... -
Ciências da natureza na educação infantil : um estudo sobre a prática docente
(2017)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as características da prática docente em Ciências da Natureza do professor de Educação Infantil. Com a intenção de nos aproximarmos de respostas, analisamos a prática docente ... -
Práticas de educação ambiental nos centros de educação integral da Rede Municipal de Ensino de Curitiba : desafios e possibilidades
(2016)Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar como a Educação Ambiental está sendo desenvolvida nos Centros de Educação Integral (de 1º ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME). Para tanto, ... -
Capoeira e processos formativos : cartografias afetivas
(2019)Resumo: Inauguro esta pesquisa com narrativas singulares, conectando minha trajetória na capoeira com outras composições - narrando a capoeira em diferentes espaços e tempos, trazendo as marcas desses encontros e sua ...