Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 18
O protagonismo das crianças : diálogo entre conceitos e práticas que organizam a educação infantil
(2019)
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo abrir para discussão o protagonismo infantil relacionado a elementos importantes na configuração da Educação Infantil do Município de Curitiba, como a rotina, planejamento, ...
Infância e processo civilizador : um estudo a partir da sociedade de corte e da pedagogia disciplinar
(2023)
Resumo: Nosso objetivo com esta pesquisa foi de analisar as características e peculiaridades da educação de crianças nas instituições de ensino em relação ao conceito de processo civilizador, tal como foi formulada por ...
Ateliê (des)educador
(2022)
Resumo: Esta pesquisa narra um encontro entre ateliê, arte e infâncias, onde o espaço manifesta rastros de presenças e outros modos de pensar educação. Conforme os autores são apresentados, a escrita encontra a linha que ...
A BNCC e as práticas pedagógicas de formação de professores na educação infantil
(2022)
Resumo: O objetivo dessa dissertação é problematizar as concepções da nova Base Nacional Comum Curricular que se constitui como um dispositivo de governamento das práticas pedagógicas, mais especificamente analisando como ...
Você brincou lá fora hoje? : os ambientes externos de uma instituição de educação infantil : o olhar das professoras
(2022)
Resumo: A pesquisa se propôs a construir um processo de interlocução com professoras que atuam em uma unidade educacional de Educação Infantil no Município de Araucária-PR, tendo como objeto de investigação a utilização ...
Co-labor-ação na formação de professores e no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica da educação infantil : o contexto da pandemia Covid-19
(2022)
Resumo: O interesse pela temática da presente pesquisa surgiu diante da necessidade impostada frente ao uso das tecnologias digitais pelos professores que atuam na Educação Infantil, durante as aulas na modalidade de ensino ...
Desenho e modelo físico realizados pelas crianças como registro de produção e apropriação do conhecimento na educação infantil
(2020)
Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de compreender como a Expressão Gráfica, por meio do desenho e do modelo físico, contribui para a apropriação do conhecimento na educação infantil. Para isso, desenvolveu-se uma ...
O silenciamento das professoras e a socialização de gênero no cotidiano da educação infantil : relações entre docência e religião?
(2019)
Resumo: A socialização de gênero de crianças pequenas foi o foco da pesquisa, realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Curitiba a partir das relações entre docência e religião, analisando como as ...
Modelagem matemática com crianças de 5 e 6 anos no município de Pinhais - PR
(2019)
Resumo: Este trabalho aborda a Modelagem Matemática desenvolvida em uma turma de Educação Infantil na perspectiva da Educação Matemática conforme Burak (1992). Teve como objetivo analisar as contribuições da Modelagem ...
A educação e as configurações na periferia urbana
(2019)
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo central compreender as configurações das infâncias, de crianças que vivem em um bairro popular, que frequentam uma escola pública da cidade de Curitiba. Esse procedimento pode ...