40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
Navegar por
Submissões recentes
-
Reflexões sobre o processo de implantação da educação do campo no Colégio Estadual da Ilha das Peças/PR
(2022)Resumo: Este Estudo de Caso tem como principal objetivo refletir sobre a trajetória das transformações ocorridas a partir da implantação da Educação do Campo no Colégio Estadual do Campo Ilha das Peças, localizado em ... -
Processos didáticos com abordagem do desenho universal para aprendizagem : caminhos possíveis para uma educação matemática inclusiva
(2023)Resumo: Apesar das normativas que discutem a inclusão, garantindo o acesso e a escolarização sem distinção, inclusiva, com equidade e diferentes oportunidades de aprendizagens, tem sido desafiadora nas escolas a efetivação ... -
Os multiletramentos e a multimodalidade do infográfico no ensino fundamental : uma proposta de formação docente para o contexto digital
(2023)Resumo: A presente pesquisa partiu da reflexão que a ações educativas dos letramentos precisam trazer significado para a leitura e a escrita, pois envolver neste processo as relações sociais e culturais presentes no cotidiano ... -
Aprendizagem baseada em problemas (ABP) no contexto da educação básica
(2023)Resumo: A presente dissertação propõe-se a investigar a aplicabilidade da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em contextos da Educação Básica comparando os conceitos base da ABP frente ao Projeto Político Pedagógico ... -
Alfabetização na BNCC : desafios e possibilidades na prática pedagógica dos professores
(2023)Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta os direitos de aprendizagem para a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética, que deve ocorrer até o término do 2º ano do Ensino Fundamental, aprofundando as ... -
O estudo das imagens presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa pelo prisma do letramento
(2022)Resumo: A pesquisa propõe reflexões acerca das imagens e suas funções nos livros didáticos de língua portuguesa analisadas pelo prisma do letramento e de abordagens teóricas de leitura de imagem. A partir das questões: ... -
Práticas pedagógicas transdisciplinares nos anos iniciais : construção do aplicativo digital "Proconexão"
(2023)Resumo: A presente pesquisa visa investigar a possibilidade de criação de um aplicativo digital com a finalidade de promover o ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental I por ... -
Gestão democrática, formação humana e emancipação política : uma escola pública municipal de Araucária
(2023)Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar e compreender as possibilidades e limites de um processo educacional emancipatório, desenvolvido em uma Escola Pública Municipal de Araucária. Contou com o ... -
Instabilidade emocional profissional e adoecimento docente nos anos finais do Ensino Fundamental
(2022)Resumo: A dissertação objetiva a compreensão das causas da instabilidade emocional profissional e o adoecimento docente na atuação nos anos finais do Ensino Fundamental; buscou identificar os motivos que desencadeiam a ... -
Objetos digitais de aprendizagem na prática pedagógica de história : concepções de professores por meio da construção da teoria fundamentada
(2022)Resumo: Essa dissertação apresenta uma investigação que envolve a prática pedagógica em tempos de pandemia e sua inter-relação com a presença dos objetos digitais de aprendizagem (ODA) no ensino de História. A pesquisa ... -
Infância e processo civilizador : um estudo a partir da sociedade de corte e da pedagogia disciplinar
(2023)Resumo: Nosso objetivo com esta pesquisa foi de analisar as características e peculiaridades da educação de crianças nas instituições de ensino em relação ao conceito de processo civilizador, tal como foi formulada por ... -
A formação continuada para professores das ilhas do litoral paranaense : uma análise a partir da educação ambiental
(2022)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender como se dá a formação continuada dos professores dos Colégios Estaduais do Campo das Ilhas do Litoral Paranaense à luz da legislação vigente e as inferências da Educação ... -
O ensino formal na ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) : contribuições da educação ambiental em perspectiva crítica na transformação socioambiental local
(2022)Resumo: Essa pesquisa parte da realidade cotidiana da educação formal de uma escola da Ilha de Bubaque (Guiné-Bissau) e consiste em um estudo de caso de enfoque qualitativo e natureza descritiva interpretativa. A partir ... -
Educação performativa e yoga : trilhando caminhos no ensino fundamental
(2023)Resumo: Pela presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa, Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq) - pretende-se apresentar contribuições e interfaces do Yoga, a ... -
Os campos de experiência na educação infantil como prática pedagógica
(2023)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo problematizar os Campos de Experiências sob as práticas pedagógicas na primeira etapa da Educação Básica - a educação infantil. Os principais documentos utilizados para análise foram ... -
O jogo matemático com princípios do desenho universal para aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva
(2022)Resumo: A educação enquanto direito de todos demanda práticas que envolvam todos os estudantes para além de suas necessidades especiais, desta forma este trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa de intervenção ... -
Formação de alunos leitores na transição para o 6º ano : (re)construção de vínculos com a literatura no retorno ao ensino presencial
(2022)Resumo: A presente pesquisa foi idealizada a partir da inquietação com o frágil vínculo com a literatura de estudantes ingressantes no 6º ano, o que foi agravado pela pandemia de Covid-19 e o consequente fechamento das ...