dc.contributor.advisor | Fernandes, Ricardo Cid, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.author | Rainho, Ana Paula | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-17T23:02:32Z | |
dc.date.available | 2020-06-17T23:02:32Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/40976 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ricardo Cid Fernandes | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Defesa: Curitiba, 26/08/2015 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : f. 157-163 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho teve como objetivo adentrar o universo da comunidade tradicional pesqueira Barra do Ararapira, inserida dentro do Parque Nacional de Superagui (Guaraqueçaba - PR), para descrever os conhecimentos locais e tradicionais, buscando compreender a complexidade, dinâmica e processos de aprendizados desses conhecimentos. Os conhecimentos da natureza da Ilha de Superagui são adquiridos em todas as etapas da vida dos moradores. As crianças são iniciadas a tais saberes por parentes próximos e pelos membros mais velhos da comunidade. Enquanto os adultos continuam a ampliar seus conhecimentos, a partir da observação diária do oceano e através das reflexões e debates constantes entre os moradores. O empirismo, a utilização dos sentidos, as reflexões constantes, geraram complexos conhecimentos na comunidade, capaz de englobar ambientes tão diferentes, como o céu, o mar e a terra. Entretanto, toda essa complexidade dos conhecimentos dos moradores é ignorada pela gestão do Parque Nacional de Superagui, que inviabilizou a participação da comunidade na construção do plano de manejo. Os moradores desejam participar do plano de manejo, para que possam decidir sobre o futuro de seu território e de suas próprias vidas, mas a gestão do Parque optou por terceirizar o plano de manejo, excluindo a comunidade da construção do mesmo. Enquanto isso, a comunidade contesta o conhecimento científico dos gestores e dos técnicos da empresa terceirizada, mostrando algumas imprecisões de tais conhecimentos, principalmente quando referente à Ilha de Superagui. A partir disso, este trabalhou buscou questionar quem possui o direito de gerir a Ilha de Superagui e por quê? A questão vai além de quem detêm mais conhecimento, pois, mais do que uma mera disputa pelo saber, é uma relação de poder, em que aqueles com mais poder são os manejadores da natureza. Palavras-chaves: Comunidades tradicionais, Conhecimento tradicional, Pescadores artesanais, Unidades de Conservação, Conflitos socioambientais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This study aimed to enter the world of traditional fishing community of Barra Ararapira, inserted into the Superagui National Park (Guaraqueçaba - PR), to describe the local and traditional knowledge, trying to understand the complexity, dynamics and learning processes of this knowledge. The knowledge about the nature of Superagui Island is purchased at all stages of life of the residents. Children are initiated in such knowledge by your father, mother and the older members of the community. The adults continue to expand their knowledge, from the observation of the ocean and through the reflections and constant debates among residents. Empiricism, the use of the senses, the constant reflections, generated complex knowledge in the community, able to embrace so many different environments, such as the sky, the sea and the land. However, all this complexity of knowledge is ignored by the management of the National Park Superagui, who denied the participation of the community in the construction of the management plan. Residents wish to participate in the management plan, to decide on the future of their territory and their own lives, but the management of the Park opted to outsource the management plan, excluding the community. Meanwhile, community contest the scientific knowledge of managers and technicians, showing some inaccuracies of such knowledge, especially when referring to Superagui Island. From this, this work inquire who has the right to manage Superagui Island and why? The issue goes beyond who have more knowledge, because, more than just a race for knowledge, is a power relationship, in that those with more power are the managers of nature. Keywords: Traditional communities, Traditional knowledge, Artisanal fishers, Protected areas, Social and environmental conflicts. | pt_BR |
dc.format.extent | 171 f. : il. algumas color., maps., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Antropologia | pt_BR |
dc.subject | Comunidades sociais - Guaraqueçaba, Regiao de (PR) | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento economico - Aspectos ambientais | pt_BR |
dc.subject | Pesca artesanal - Guaraqueçaba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Guaraqueçaba, Região de (PR) - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | A gente vive no mar : saberes oceanográficos na comunidade tradicional Barra da Ararapira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |