• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016067P0 Programa de Pós-Graduação em Psicologia
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016067P0 Programa de Pós-Graduação em Psicologia
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O educar como ofício impossível : olhares possíveis da psicanálise freudiana sobre as práticas pedagógicas

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - AMANDA MARILIA SEABRA PEREIRA LEITE.pdf (507.5Kb)
    Date
    2015
    Author
    Leite, Amanda Marilia Seabra Pereira
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Psicologia
    Psicanálise - Educação
    Inconsciente (Psicologia)
    Desejo - Psicologia
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Esta pesquisa de mestrado, como um estudo teórico orientado pela psicanálise freudiana, tem por objetivo incidir sobre a singularidade da teoria e do método psicanalítico e seu enlace (im)possível com a educação. No capítulo 1, introduzimos considerações sobre o percurso que orientou essa pesquisadora nessa dissertação. Os capítulos 2 e 3 são resultado de um rastreamento da obra freudiana, culminando em dois posicionamentos desse autor: um primeiro de hostilidade para com a educação de sua época, com a predominância de severas críticas ao modo de compreensão da educação da sexualidade humana e um segundo posicionamento de reconciliação, em que, embora a repressão seja reconhecida como prejudicial, essa mostrou-se necessária para a sobrevivência social. Em seguida, no capítulo 4, com a autora Catherine Millot (1987) e demais psicanalistas que tratam do enlace entre psicanálise e educação, refletimos sobre as contribuições que haveria de ter a psicanálise à educação, já que o impossível freudiano tratado foi sobre uma educação analítica e uma educação de completa obediência. Finalmente, (in)concluiu-se que os pressupostos psicanalíticos freudianos podem transmitir à educação a possibilidade de uma transformação nas práticas pedagógicas a partir do reconhecimento da castração e da singularidade pois se antes o educador agia por determinações pedagógicas, agora enlaçado pelo desejo, reflete sobre a construção de um agir, falando em nome próprio. Palavras-chave: Psicanálise. Educação. Instinto. Inconsciente. Desejo. Transferência.
     
    Abstract: This master's research as a theoretical study guided by Freudian psychoanalysis, aims to focus on the uniqueness of the theory and the psychoanalytic method and its link (im) possible with education. In Chapter 1, we introduce considerations about the route that guided this researcher in this dissertation. Chapters 2 and 3 are a result of a trace of Freud's work, culminating in two positions this author: A first hostility towards the education of their time, with the prevalence of severe criticism of the way of understanding the education of human sexuality and second positioning reconciliation that although the suppression is recognized as harmful, it proved necessary for social survival. Then, in Chapter 4, with author Catherine Millot (1987) and other psychoanalysts dealing with the link between psychoanalysis and education, we reflect on the contributions that would have psychoanalysis to education, since the treaty was impossible Freudian on education analytical and a complete obedience education. Finally, (in) it was concluded that the Freudian psychoanalytic assumptions can transmit to education the possibility of a change in pedagogical practices from the recognition of castration and uniqueness for it before the teacher acted by teaching determinations, now ensnared by desire, reflects on the construction of an act, speaking for himself. Keywords: Psychoanalysis. Education. Instinct. Unconscious. Desire. Transfer.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/40944
    Collections
    • Dissertações [129]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV