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dc.contributor.advisorFernandes, Adriana Sbicca, 1969-
dc.contributor.authorMerlini, Vinicíus Martins
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
dc.date.accessioned2015-12-23T19:06:31Z
dc.date.available2015-12-23T19:06:31Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/40892
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Adriana Sbicca Fernandes
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ecônomico. Defesa : Curitiba, 05/05/2015
dc.descriptionInclui referências : f. 48-51
dc.description.abstractResumo: Os debates em torno da Economia Criativa têm ganho ressonância crescente em termos globais. As indústrias criativas possibilitam a expansão e o enfrentamento de crises em diversos mercados. Esta Dissertação visou entender a importância da Economia Criativa no âmbito do Setor Têxtil brasileiro. Neste sentido, a moda, como subgrupo desse setor, evidencia-se como o elemento propulsor do núcleo criativo da Indústria de Confecção e Vestuário. Primeiramente, tratamos do conceito e do histórico da Economia Criativa. Em seguida, mostramos a maneira pela qual a indústria criativa está inserida no contexto do Setor Têxtil por meio da moda. O segundo e o terceiro capítulos trazem algumas das maiores contribuições desse trabalho: a descrição da atual configuração da Indústria de Confecção e Vestuário no Brasil, bem como a importância que tem a Economia Criativa para o enfrentamento da concorrência internacional que esse setor sofre devido a fatores de suma importância como é o caso do 'efeito China', tendo como exemplo três importantes empresas do Setor: Cia Hering, Restoque e Inbrands. Ainda no capítulo três, contextualizamos a centralidade que as políticas de incentivo por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) ao design têm tido no contexto de desenvolvimento da moda como propulsor do núcleo criativo do Setor Têxtil e da diferenciação crescente de produtos. Na sequência, apresentamos um índice que busca evidenciar a dinâmica da criatividade do Setor Têxtil no Brasil. Este índice é composto pelo número de profissionais da moda sobre o total de trabalhadores operacionais da indústria da moda (confecção e vestuário) e evidencia o núcleo dinâmico do Setor Têxtil mesmo em um contexto de inundação de produtos chineses no mercado brasileiro. Por fim, apresentamos os resultados de diversas entrevistas com profissionais de destaque no Setor Têxtil brasileiro. Por meio dessas entrevistas, constatamos que de fato o núcleo criativo do Setor Têxtil - representado pela moda - afeta positivamente os resultados da Indústria de Confecção e Vestuário como um todo por meio da diferenciação de produtos e gestão de marcas promovida pelos profissionais do design. Isso agrega valor aos produtos e torna a indústria têxtil nacional mais resistente em relação às investidas dos concorrentes estrangeiros. Palavras-Chave: Economia Criativa, confecção e vestuário de moda, China, BNDES.
dc.description.abstractAbstract: The debates around Creative Economy have gained resonance globally. The creative industries are trying to expand and cope up with the crisis in several markets. This thesis aims to understand the creative economy through the scope of the Brazilian Textile Sector. In this sense, fashion, as a subgroup of this sector, is the core driving element for the clothing and garment Industry. Firstly, we will explain the concept and history of the Creative Economy. Then, we show the manner in which the creative industry fits into the context of the Textile Sector through fashion. The second and third chapters present some of the major contributions of this work: a description of the actual configuration of the apparel and clothing Industry in Brazil and the importance of the Creative Economy to face international competition that this sector suffers due to the factors of paramount importance such as in the case of China effect, taking as na example three important companies in the sector: Cia Hering, Restoque and Inbrands. Also, in chapter three, we contextualize the centrality of political incentives through BNDES (National Bank for Economic and Social Development) that design has in the context of fashion development as a core element for the Creative Textile Sector and the increasing product differentiation. Following, we present an index that seeks to demonstrate the dynamics of the Textile Sector creativity in Brazil. This index is composed of the number of fashion professionals on total operating workers in the fashion industry (manufacture and clothing) and highlights the dynamic core of the Textile Sector even in a flood context of Chinese products in the Brazilian market. Finally, we present the results of several interviews with leading professionals in the Brazilian Textile Sector. Through these interviews, we found that in fact, the creative core of the Textile Sector - represented by fashion - positively affects the outcome of the Garment and Apparel Industry as a whole through product differentiation and brand management promoted by design professionals. This adds value to the products and makes the domestic textile industry stronger in relation to attacks by foreign competitors. Key words: Creative Economy; clothing and fashion garments; China; BNDES.
dc.format.extent56 p. : il. algumas color., grafs., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectCrescimento e desenvolvimento economico
dc.subjectVestuario - Industria
dc.subjectCriatividade nos negocios
dc.subject.ddc338.47677
dc.titleDinâmica da economia criativa na indústria brasileira de confecção e vestuário de 2006 a 2013
dc.typeDissertação


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