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dc.contributor.advisorSteiner Neto, Pedro José, 1954-pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Jonathan Roque Mendes dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Qualidadept_BR
dc.date.accessioned2021-06-17T17:45:22Z
dc.date.available2021-06-17T17:45:22Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40889
dc.descriptionOrientador : Pedro José Steiner Netopt_BR
dc.descriptionProjeto técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Qualidadept_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O setor cooperativista agroindustrial vem crescendo e ganhando cada vez mais importância no cenários nacional, passando por um processo de industrialização recente, o qual tem exigido maior profissionalismo na gestão, com foco no aumento de competitividade e agregação de valor aos produtos de seus cooperados, que são seu motivo de ser e existir (Sistema OCB, 2013). Em decorrência disto, as Cooperativas se veem obrigadas a buscar de forma concreta e constante a qualidade nas operações e no atendimento tanto ao cooperado quanto aos clientes, visto sua atuação cada vez mais volta para o varejo o que, consequentemente, exige uma postura mais proativa e cuidadosa em relação aquilo que oferece (BERNARDI, 2012). Visto tamanha importância do tema qualidade no planejamento da organização, se vê a necessidade de uma área para promover um fórum de discussão, propor ações de envolvimento e sensibilização à respeito de qualidade e de todas vertentes que esta palavra engloba. A ISO 9001 por tratar-se do modelo mais amplamente utilizado a nível mundial e sua característica de abordagem por processo, acredita ser o modelo mais adequado para tornar-se referência tanto no planejamento, quanto na execução para a qualidade nos processos. Segundo Assis e Santos ([s.d.], p. 16) "A ISO 9001 é o primeiro passo para a jornada em direção a excelência da organização". Este estudo trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, características exploratórias e pesquisa bibliográfica, cuja finalidade está em apresentar a importância da utilização de um modelo de gestão da qualidade, neste caso ISO 9001, no planejamento estratégico de cooperativas. Para obtenção dos resultados foram realizadas observações "in loco" do trabalho e entrevistas pessoais não estruturada. Na sequência as respostas foram analisadas e suas particularidades avaliadas. Os resultados obtidos permitiram concluir que os requisitos abordado pelo modelo são conhecidos e valorizados pelos diretores, coordenadores de comitê de cooperados e gerentes. O fato de os cooperados serem a razão de existir da cooperativa, ao mesmo tempo atuando como donos e usuários da cooperativa é algo que torna a gestão mais complexa e que demanda refinamento na comunicação e educação cooperativa por parte da cooperativa. O presente trabalho possibilitou um maior entendimento do sistema de gestão da qualidade, tema de extrema importância para as cooperativas, visto momento de franco crescimento e diversificação que vivem.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (22 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCooperativismopt_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subjectISO 9000pt_BR
dc.titlePlanejamento estratégico para qualidade em uma cooperativa agroindustrial, com base na ISO 9001:2008pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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