Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibeiro, Regiane Reginapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Anderson Lopes dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-22T14:23:37Z
dc.date.available2018-03-22T14:23:37Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/40876
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Regiane Regina Ribeiropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 30/03/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 180-186pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Comunicação e sociedadept_BR
dc.description.abstractResumo: A telenovela é um produto de grande visibilidade na televisão aberta brasileira. Os motivos de seu êxito atraem não apenas telespectadores, mas acadêmicos que a estudam com motivações que vão desde perceber seus efeitos na sociedade e as leituras da audiência até a realização de análises de sua mensagem por meio de tensionamentos entre teorias comunicacionais e o conteúdo exibido. Esta dissertação tem seu foco nesta última abordagem. Aqui a investigação dirige-se pelo tema dos processos de hibridização cultural lidos, de modo peculiar, a partir da ficção seriada televisiva. Desse modo, o trabalho é norteado pelo seguinte problema de pesquisa: "Como são apresentados os processos de hibridização cultural na telenovela "Cordel Encantado" (2011)?". E como objetivo geral tenta-se verificar como o desmoronamento das categorias fixas e pares de oposição entre a cultura erudita, popular e massiva ocorre no conteúdo desta telenovela. Já o objetivo específico, por sua vez, está relacionado a descrever e interpretar como tal desmoronamento é observado pelos personagens e a inter-relação destes na narrativa. Dividida em cinco grandes eixos, a dissertação apresenta logo no primeiro a apresentação do objeto de estudo "Cordel Encantado" por meio de suas características técnicas e estéticas no texto televisivo e o processo de produção por parte das autoras e diretora. O segundo e o terceiro eixos denotam um maior teor teórico que auxilia a leitura da telenovela pelos Estudos Culturais Britânicos e Latinoamericanos (com destaque a este último) e também apresenta uma pluralidade conceitual para compreender os processos de hibridização cultural para além de Néstor García Canclini (o autor que é usado de modo mais aprofundado). No quarto eixo centra-se a discussão metodológica do trabalho, explicitando a escolha pela abordagem qualitativa, além do método da Análise de Imagens em Movimento junto à aplicação dos níveis de homologação dos processos de hibridização cultural. Ainda neste espaço as ideias bakhtinianas de carnavalização e cronótopo são mostradas (e justificadas) como proposta experimental teórico-metodológica. A análise dos personagens (Jesuíno, Açucena/Aurora, Timóteo e o casal Patácio e Ternurinha) e das inter-relações entre eles (Rei Augusto/Capitão Herculano, Rei Augusto/Cozinheira Maria Cesária, Cozinheira Maria Cesária/Duquesa Úrsula e Duquesa Úrsula/Capitão Herculano) fica a cargo do quinto e último eixo. Além de demonstrar como ocorrem os processos de hibridização cultural na análise, as considerações finais trazem a constatação de que eles são apresentados em intensidades distintas que podem ser observadas na dimensão estética visual e verbal, na dimensão dos sistemas culturais, na dimensão das matrizes culturais e na dimensão espaço-temporal do objeto empírico. Palavras-chave: Telenovela. Estudos Culturais Latinoamericanos. Hibridização Cultural. Comunicação. Formações Socioculturais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The telenovela is a product of great visibility in the Brazilian broadcast television. The reasons for its success not only attract viewers but also academics who study it with motivations that range from realizing its effects on society and the audience readings until the analysis of its message through tensions between communication theories and the displayed content. This thesis focuses on this last approach. The investigation made in this essay is addressed to the issue of cultural hybridization processes read, differently from the television serial fiction. Thus, the work is guided by the following research problem: "How are the hybridization processes presented in the telenovela 'Cordel Encantado' (2011)?". The general purpose tries to see how the collapse of the fixed categories and opposition pairs between classical, popular and mass culture occur in the content of this telenovela. Furthermore, the specific purpose is related to the descript and interpretate how such collapse is observed by the characters and the interrelationship of these in the narrative. Divided into five main areas, the thesis features, in the first area, the presentation of "Cordel Encantado"'s object of study through its technical and aesthetic characteristics in the television text and the production process by the authors and director. The second and third areas denote a higher theoretical content that assists the analysis of the telenovela through British Cultural Studies and Latin American (especially the last one) and also presents a plurality of concepts to understand the cultural hybridization processes beyond Néstor García Canclini (the author that is used in a depth way). The fourth area focuses on the methodological discussion of the research, explaining the reasons of the choice of the qualitative approach, in addition to the method of the Moving Image Analysis with the application of ratification levels of cultural hybridization processes. Also in this space Bakhtinian ideas carnivalization and chronotope are shown (and justified) as a theoretical-methodological experimental proposal. The analysis of the characters (Jesuíno, Açucena/Aurora, Timóteo and couple Patácio/Ternurinha) and the interrelationships between them (Rei Augusto/Capitão Herculano, Rei Augusto/Cozinheira Maria Cesária, Cozinheira Maria Cesária/Duquesa Úrsula e Duquesa Úrsula/Capitão Herculano) is up to the fifth and final area. In addition to demonstrating how the cultural hybridization processes occur in the analysis, the final considerations bring the fact that they are presented in different intensities that can be observed in the visual and verbal aesthetic dimension, the cultural systems dimension, the cultural matrices dimension and the space-time dimension of the empirical object. Keywords: Telenovela. Latin American Cultural Studies. Cultural Hybridization. Communication. Sociocultural Formations.pt_BR
dc.format.extent186 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectFicção brasileira - Critica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectTelevisao - Seriadospt_BR
dc.titleUma leitura dos processos de hibridização cultural na ficção seriada televisiva : análise dos personagens e suas inter-relações na telenovela "Cordel Encantado" (2011)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples