• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Mídias integradas na educação
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Mídias integradas na educação
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O uso de diferentes linguagens iconográficas no ensino de Geografia

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - GIUCLER WERNKE.pdf (559.6Kb)
    Date
    2015
    Author
    Wernke, Giucler
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Geografia - Estudo e ensino
    Historias em quadrinhos
    Literatura de cordel
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo: O presente artigo analisa as possibilidades da utilização de diferentes linguagens iconográficas no ensino da disciplina de Geografia, a exemplo das charges, histórias em quadrinhos, tirinhas e literatura de cordel, como um instrumento pedagógico e auxiliador nas aulas de Geografia e a sua interdisciplinaridade, possibilitando que essa prática pedagógica auxilie na aprendizagem, incentive a leitura, a escrita e o raciocínio lógico. Neste entendimento, vale a pena salientar que a competência da leitura dos alunos dentro desse processo de uma aprendizagem cognitiva se faz mediante a diversificação das metodologias de ensino, e dentro dessa diversificação fica clara a real contribuição que o trabalho desenvolvido trás ao educando. Possibilitando o desenvolvimento de um raciocínio lógico, relacionado com o desempenho de uma leitura mais dinâmica do contexto social em que está inserido apresentado nas charges, histórias em quadrinho, tirinhas e literatura de cordel, como foi o caso do trabalho aqui apresentado. Uma vez que o estudo da Geografia está relacionado com um elevado grau de dependência da leitura, interpretação, escrita e possibilitando ainda a formação de um sujeito preocupado com as questões econômicas, culturais e sociais de sua sociedade. A metodologia aplicada em sala de aula foram a análise e produção de charges, tirinhas, histórias em quadrinhos e literatura de cordel abordando os temas relacionados às três Revoluções Industriais e seus efeitos na sociedade nas esferas local, regional e mundial. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Geografia com o desenvolvimento de diferentes atividades onde foram empregadas as linguagens iconográficas apresentadas. Os resultados dos trabalhos desenvolvidos demonstraram uma boa receptividade pelos alunos que participaram ativamente de todas as atividades propostas e desenvolvidas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/40868
    Collections
    • Mídias integradas na educação [580]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV