Interferências do aparelho celular na escola
Resumo
Resumo: Este artigo apresenta um levantamento de dados sobre a utilização do aparelho celular pelos alunos e educadores do Colégio Estadual Santa Felicidade, situado em Curitiba, Paraná. O trabalho contou com a participação de 141 alunos dos três anos do Ensino Médio Matutino da Escola, sendo que o turno conta com aproximadamente 210 alunos, e com a participação de 15 educadores. Os participantes responderam perguntas relacionadas à utilização do aparelho celular no espaço escolar. Evidenciou-se que 129 alunos possuem celulares e que, destes, apenas 10 não possuem acesso à internet. Entre os educadores, todos têm aparelho, porém três não possuem acesso à internet. Na avaliação dos alunos, o celular é mais útil para ouvir músicas, fotos e jogos, ou seja, a maior utilização se dá para o entretenimento. Ressalte-se que os alunos citaram a função de utilizar o aparelho para estudar. Já entre os educadores, a grande maioria afirmou que o celular ainda é ocasionador de problemas, pois distrai os alunos, que são imaturos na utilização pedagógica do aparelho. Entretanto, os professores afirmam que, em condições de infraestrutura para utilizar o celular com todos os alunos, é possível melhorar o contexto pedagógico da utilização do aparelho.