O Balanced Scorecard na gestão estratégica de uma empresa do segmento de óleo e gás
Date
2013Author
Costa, Eric Soares da, 1983-
Metadata
Show full item recordSubject
Planejamento estratégicoAdministração de empresas
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Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : A inovação das corporações, o aumento de players e a competitividade global fazem parte do ambiente mercadológico em que as empresas estão inseridas, consequentemente os mecanismos de controle ganham ainda mais importância e a necessidade de informações é cada vez maior. Citando Sun Tzu (2006, p. 64) "Assim, diz-se que aquele que conhece o inimigo e a si mesmo não correrá perigo algum em cem confrontos. Aquele que não conhece o inimigo mas conhece a si mesmo será por vezes vitorioso e por vezes encontrará a derrota. Aquele que não conhece o inimigo e tampouco a si mesmo será invariavelmente derrotado em todos os confrontos". Com a devida análise de indicadores, através da visão da organização, metas e indicadores que podem ser executados, é possível demonstrar um processo de planejamento estratégico a partir do desdobramento de metas e da estratégia da organização, produzindo resultados a partir da visão das quatro perspectivas: Financeira; Clientes; Processos Internos; Aprendizado e Crescimento. O Balanced Scorecard é uma ferramenta que mensura o desempenho de atividades, considerado um artifício relativamente novo, vem ganhando espaço nas organizações que valorizam o resultado obtido com a maximização da informação sobre a performance. A relação entre as 4 perspectivas citadas geram uma transparência da organização para todos os stakeholders. O BSC é uma ferramenta de gestão que pode trazer diversos benefícios para as empresas, com o devido alinhamento estratégico, o presente trabalho visa ilustrar os embasamentos teóricos que sustentam a efetividade da aplicação da ferramenta juntos às organizações e a exposição dos benefícios que as mesmas podem obter com a implantação do Balanced Scorecard.