Navegação Educação das relações étnico-raciais por título
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Historia e cultura africana e afro-brasileira na educação infantl (sic)
(2015)Resumo : O presente estudo, tem por objetivo demonstrar a importância da implantação da lei 10.639/03, que confere à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira maior especificidade no tocante ao ensino de História e ... -
Historia e cultura afrobrasileira na educação infantil : a efetividade da lei n° 10.639/03 no município de São José dos Pinhais
(2015)Resumo : O presente estudo visa identificar por meio de dados como se apresenta a problemática relativo as questão das relações étnico-racial neste ambiente de aprendizagem e a efetividade da lei n° 10.639/03 no município ... -
A história e cultura afro-brasileira e africana na proposta pedagógica de uma creche. O que pensam professoras e educadoras sobre o tema
(2015)Resumo : Este trabalho teve como objetivo investigar as percepções e o engajamento de professoras e educadoras de uma respectiva creche do município de Araucária no processo de implementação das Diretrizes Curriculares ... -
História e cultura afro-brasileira e africana nos cadernos pedagógicos municipais de Curitiba : omissão ou preconceito?
(2015)Resumo : Este trabalho apresenta uma análise investigativa da inclusão do conteúdo de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no processo da construção dos Cadernos Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. ... -
História racial na cultura brasileira : as cotas raciais dos afrodescendentes
(2015)Resumo : O trabalho aborda a escravidão negreira no Brasil, sua problemática oriunda do tráfico de indivíduos de uma nação para a outra, bem como as causas sociais conseqüentes deste ato no decorrer da história. O Objetivo ... -
A identidade da mulher negra através do cabelo
(2015)Resumo : Este trabalho apresenta uma discussão com relação a construção da identidade negra, com um recorte de gênero, com o objetivo de perceber signos do corpo negro, principalmente das mulheres negras, que através de ... -
Identidade étnico-racial na literatura infanto-juvenil : Bruna e a galinha d’Angola e Menina bonita do laço de fita
(2015)Resumo : O presente estudo analisou a presença de personagens negras em livros de literatura infanto-juvenil e como isso contribui para a construção da identidade negra. Realizou uma comparação da narrativa e das ilustrações ... -
A Igreja Universal do Reino de Deus perante as religiões de matriz africana : intolerância em obra doutrinária
(2015)Resumo : É evidente na sociedade brasileira a presença do preconceito sob as mais variadas formas. Essa manifestação negativa está presente na vida de mulheres, idosos, jovens, negros, índios, pobres, em especial aqueles ... -
A implantação da Lei 10.639/03 no município de Araucária-Paraná
(2015)Resumo : Trata-se de um estudo documental, que utilizou como referencial metodológico a Pedagogia histórico-critica, cujo objetivo foi verificar a implantação da lei 10639/03 no Município de Araucária, conforme previsto ... -
Implementação da lei 10.639/03 : uma análise dos projetos político pedagógicos dos cursos de Pedagogia e de bacharelado com licenciatura em História da UFPR
(2015)Resumo : A presente monografia é resultado de uma análise documental, tendo como referência os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Pedagogia e Bacharelado com Licenciatura em História da Universidade Federal do ... -
Implementação da Lei 10.639/03 na Escola Municipal Professor Ignácio Lipski
(2015)Resumo : O presente projeto aborda a Lei Nº 10.639/03 nas práticas vivenciadas nos 4º e 5º anos da Escola Municipal Professor Ignácio Lipski desde o ano anterior a esse, além de trazer relatos de experiência pela autora ... -
Implementação da Lei n. 10.639/2003 nos livros didáticos de língua inglesa : realidade ou ilusão?
(2015)Resumo : Esta monografia tem o intuito de analisar o Livro Didático de Língua Inglesa Alive! (2012), adotado pela escola municipal Julia Amaral di Lenna para o trabalho com a língua inglesa do sexto ao nono ano, a fim de ... -
A importância dos personagens negros dentro da literatura infantil para valorização da diversidade
(2015)Resumo : Na Educação Infantil deve-se levar em consideração que a criança é um sujeito único, que precisa compreender o mundo através da mediação do professor por meio de práticas pedagógicas que possibilitem o desenvolvimento ... -
A incidência do racismo no imaginário infantil
(2016)Resumo : O país em que vivemos é rico em diversidades e etnias, resultado de heranças dos indígenas, portugueses, africanos, entre outras, desde seu período de colonização, até os dias atuais, e, é comum ser destino de ... -
Os indígenas nos muros da escola. Entraves das equipes multidisciplinares
(2015)Resumo : O que justifica a escolha por essa temática, aqui estudada, é a necessidade de um olhar diferenciado para o tratamento docente no que se refere às questões indígenas, visto que a concepção cultural desse povo ... -
Os jogos africanos e afro-brasileiros na disciplina de Educação Física
(2015)Resumo : Haja vista que nas aulas de Educação Física em escolas públicas o interesse maior dos educandos durante essas aulas são as atividades que envolvem o jogo com bola e diversão. Contudo, há de se pensar em outras ... -
Juventude e pertencimento racial : uma análise a partir das capas da revista Capricho
(2015)Resumo : A presente monografia apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que realizou o levantamento e análise das capas da revista Capricho no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014 com o objetivo de ... -
"A larva no caroço" : Regina Casé, o programa Esquenta! e a deseducação étnico racial
(2015)Resumo : A televisão possui um papel decisivo na formação da consciência das pessoas. Muitos interagem com outras realidades e culturas através do que percebem nas telas. Por outro lado, percebe-se um domínio no aparato ... -
A Lei 10.639/03 e a educação das relações étnico raciais : reflexões sobre relatos de práticas pedagógicas
(2015)Resumo : O presente trabalho tem como objetivo investigar como a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais presente na Lei 10639/03 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais ... -
Lei 10.639/03 no ensino fundamental nos anos iniciais
(2015)Resumo : Este trabalho tem como objetivo analisar se efetivamente Lei 10.639/2003 está sedo praticada pedagogicamente dentro do espaço escolar, foram utilizados dados coletados em uma escola Municipal dentro do Município ...