dc.contributor.advisor | Oliveira, Reginaldo Aparecido de | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Cleonice Fragoso de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-27T22:43:32Z | |
dc.date.available | 2021-12-27T22:43:32Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/40777 | |
dc.description | Orientador : Prof. Reginaldo Aparecido de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 19-20 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O Ensino da EJA, ou a alfabetização de Jovens e Adultos, tem gerado alguns questionários em relação aos métodos utilizados para se alcançar os objetivos propostos. Este artigo se propõe a uma reflexão quanto à possibilidade de alfabetizar jovens e adultos, auxiliada pelo uso de meios tecnológicos como os microcomputadores. Usando como embasamento teórico considerações de autores como Paulo Freire, Kenski, Oliveira entre outros, que discutem sobre métodos e técnicas de alfabetização entre outros pontos que englobam o tema, acredita-se que educação e tecnologia podem ser parceiras nesse processo de alfabetização. Os encaminhamentos metodológicos foram sustentados por meio de questionários, levados e registrados pelo aplicador. Sendo ouvidos, e tomado nota opiniões de alguns alunos e a professora regente da turma de uma escola do EJA (Educação de Jovens e Adultos) em Foz do Iguaçu-PR. A qual serve de modelo, devido sua estrutura e disposição. Um dos assuntos discutidos, neste artigo, diz respeito à contribuição do uso das tecnologias nesse caso dos microcomputadores para a alfabetização dos alunos. Desta forma, leva-se a proposta de alfabetizar jovens e adultos com o uso de meios digitais como um recurso viável e auxiliar, e, até mesmo necessário, pois além de aprender a ler e a escrever com recursos tradicionais, os alunos teriam a oportunidade de ampliar seus conhecimentos por meio do aperfeiçoamento digital, utilizando dos microcomputadores nesse processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (22 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Mídias digitais | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização de adultos | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Tecnologia no EJA : uso de multimídia e microcomputador | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |