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dc.contributor.advisorPrudencio, Kelly Cristina de Souzapt_BR
dc.contributor.authorLeite, Weslley Dalcolpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-07-09T15:19:06Z
dc.date.available2018-07-09T15:19:06Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40760
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Kelly Prudenciopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 28/02/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referências: f. 88-93pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Comunicação e sociedadept_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa analisa a comunicação da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura em situação de confronto com a gestão do Ministério da Cultura em 2011. O objetivo do trabalho é identificar como se desenvolve a construção de sentido dos pontos de cultura no processo de mobilização política e quais os repertórios de ação coletiva são empregados. A hipótese é que oportunidades políticas favorecem a mobilização, alterando o desenvolvimento do confronto político. A construção teórica é feita a partir da perspectiva dos processos políticos, e utiliza-se a análise de enquadramentos para identificar a dinâmica da construção dos discursos estratégicos na comunicação na internet. O corpus da análise é composto por 663 publicações no microblog Twitter da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura. Identificarem-se três esquemas de interpretação de injustiça - que evidenciam o confronto político - nos tweets dos pontos de cultura: o quadro cultura como compartilhamento, quadro desvalorização do Programa Cultura Viva, quadro inabilidade da gestão da então ministra da cultura Ana de Hollanda. Observou-se que, no desenvolvimento de processos estratégicos de enquadramento, houve alinhamento de quadros que propiciaram a ampliação e a extensão dos quadros primários. Na dinâmica do confronto político, houve três oportunidades políticas que impulsionaram à mobilização: a visibilidade dada pela imprensa (principalmente nas reportagens de O Globo e Estadão); a mudança na agenda política do MinC; e a autonomia dos pontos de cultura (propiciada pelo desenho institucional do programa Cultura Viva). Observou-se ainda que as táticas de mobilização apresentaram inovação no desenvolvimento do confronto político, configurando um reportório digital. Palavras-chave: Comunicação. Mobilização política. Cultura Viva. Twitter.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research analyzes the comunication of 'Comissão Nacional dos Pontos de Cultura' in confront situation with the management of 'Ministério da Cultura' (MinC). The purpose of this work is identify how the construction of two points sense develops in the process of political mobilization and what kind of colletive action are used. The hypothesis suggests that political oppotunities favor mobilization, changing the development of political confront. The theorical construction is done by the perspective of political process, and we used trame analysis to identify the dinamic construction of strategic discouse in internet comunication. The analysis was done in 663 publications in the microblog Twitter of 'Comissão Nacional dos Pontos de Cultura'. We identified three schemes of injust interpretation- showing the political confront- in 'pontos de cultura' tweets: the trame culture as sharing; depreciation of the program 'Cultura Viva'; frame of disability in the management of the culture minister Ana de Hollanda. We noted that, in the development of strategical process of framework, there was trame alignment that enabled expansion and extension of primary trames. There was three political opportunity that boosted the mobilization in the dinamic of political confront: the visibility given by the press (mainly the reports of 'O Globo' and 'Estadão'); the changes in MinC political agenda; and the autonomy of 'pontos de cultura' (propiciated by the institutional design of the program 'Cultura Viva'). We noted that the tatics of mobilization showed inovation in the development of political confront, setting a digital repertoire. Keywords: Comunication. Political Mobilization. Cultura Viva.pt_BR
dc.format.extent94f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicação - Aspectos politicospt_BR
dc.subjectPolitica e culturapt_BR
dc.subjectMobilização nacionalpt_BR
dc.titleComunicação e confronto político : enquadramentos da mobilização dos pontos de culturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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