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dc.contributor.advisorVianna, Carlos Roberto, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorFerreira, Diego de Jesuspt_BR
dc.date.accessioned2024-04-19T19:06:29Z
dc.date.available2024-04-19T19:06:29Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40758
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Viannapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 27/02/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 67-71pt_BR
dc.description.abstractResumo: Diante do problema enfrentado na sala de aula em relação aos tipos de significados matemáticos e não matemáticos que os alunos dão àquilo que eles aprendem nas aulas de matemática, é proposto neste trabalho, fazer UMA leitura plausível da fala de uma aluna do nono ano, - de uma escola da Rede Estadual de Ensino do Estado de Sergipe - em uma questão que envolve álgebra na prova do PISA, buscando por meio de suas enunciações, compreender os significados que ela dá a sua produção escrita. Inicialmente foi realizada uma prova e em seguida uma entrevista com base no que a aluna escreveu nesta prova, como também, na vivência desta aluna em salas de aula de matemática. Por meio da entrevista, foram coletadas enunciações que serviram de base para nossa UMA leitura, trazendo respostas às perguntas: Quais os significados matemáticos e não matemáticos que ela dá ao que produziu? Como isto distancia ou não dos significados produzidos e apresentados pelo professor na sala de aula? Para fundamentar esta UMA leitura das enunciações tomou-se como referencial teórico o Modelo dos Campos Semânticos desenvolvido por LINS (1999, 2013). Pretende-se com esta pesquisa, possibilitar aos professores uma reflexão sobre a produção de significados dados pelos alunos no processo de aprendizagem da álgebra, fomentando que em muitos casos, estes processos de produção de significados dados pelos alunos diferenciam dos professores de matemática em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Before the problem faced in the classroom in relation to the types of mathematical and non-mathematical meanings students give to what they learn in math classes, is proposed in this paper, do ONE plausible reading speaks of a student of ninth grade - a school of State Schools in the State of Sergipe - in a matter involving algebra in the proof of PISA, searching through their utterances, understand the meanings she gives her written production. Initially a test and then an interview was carried out based on what the student wrote this test, but also in the experience of this student in mathematics classrooms. Through the interview, utterances that served as the basis for our ONE reading were collected, bringing answers to the questions: What are the mathematical and non- mathematical meanings she gives it produced? As this distance or not the meanings produced and presented by the teacher in the classroom? To substantiate this ONE reading of utterances was taken as the theoretical framework of the Semantic Fields model developed by Lins (1999, 2013). The purpose of this research, enabling teachers to reflect on the production of meanings given by the students in the learning process algebra, encouraging that in many cases, these processes of meaning production data differ by students of mathematics teachers in the room class.pt_BR
dc.format.extent122 f. : il. algumas color., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAlgebra - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleUma leitura da produção de significados por uma aluna de nono ano sobre sua produção escrita em provas de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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