O uso da lousa digital como ferramenta pedagógica no ensino de geografia
Abstract
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir e discutir a importância da inserção de tecnologias educacionais, especificamente a lousa digital, como ferramentas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. Com o intuito de conhecer e apropriar-se dos recursos audiovisuais da lousa digital e avaliar as possibilidades do uso dessa ferramenta na própria realidade da escola Escola Estadual Monsenhor Ivo Zanlorenzi, localizada no município de Curitiba/PR. O procedimento metodológico para o desenvolvimento da pesquisa foi uma oficina ofertada aos professores de geografia e de áreas correlatas do referido estabelecimento. Os resultados indicaram que a lousa digital é uma ferramenta com recursos audiovisuais, que possibilitam a projeção de filmes, imagens, simulações, animações e o desenvolvimento de atividades, que permitem a interatividade entre alunos e professores e consequentemente uma aprendizagem diferenciada, capaz de promover um novo olhar para o processo educativo, pautado no uso das tecnologias educacionais e ainda favorecem a construção do conhecimento de forma mais atraente, crítica e reflexiva.