dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição pedagógica do jornal nas aulas de geografia do Ensino Médio. Os alunos participantes estudam no Colégio Sesi Boqueirão, Curitiba, PR. No decorrer do ano letivo 2014, as aulas de geografia receberam a complementação do jornal vinculado aos temas de atualidades, aproximando os conceitos de política, sociedade, meio ambiente, direitos humanos, entre outros. O presente trabalho compõe-se de uma pesquisa e entrevista destinada a encontrar avanços na produção escrita, interesse pela leitura e inserção do jornal na sua rotina educacional. O questionamento trata-se da aproximação do aluno de Ensino Médio à leitura do jornal, bem como busca atribuir ao jornal uma concepção didático-pedagógica. O presente artigo compõe-se de três partes. Na primeira, houve uma revisão bibliográfica; na segunda, ocorreu uma entrevista e, na terceira, a análise das respostas dadas pelos alunos. De maneira geral, ocorreu um avanço nas produções escritas e no interesse dos alunos por acontecimentos locais e mundiais. Evidenciou a necessidade de aproximação de mídias mais dinâmicas, pois só o jornal não basta, ele tem que estar associado às práticas pedagógicas dinâmicas que busquem contextualizar e promover o diálogo entre os alunos e a comunidade escolar. | pt_BR |