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dc.contributor.advisorOliveira, Reginaldo Aparecido dept_BR
dc.contributor.authorBächtold, Adriana Bahiense Scansettipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-26T12:16:20Z
dc.date.available2021-07-26T12:16:20Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40691
dc.descriptionOrientador : Reginaldo Aparecido de Oliveirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Entre as crianças matriculadas na Rede Pública Municipal de Educação de Foz do Iguaçu, encontram-se 1.200 crianças que são atendidas nas Salas de Recursos Multifuncionais por serem portadoras de dificuldades de aprendizagem provenientes das mais diversas causas. Apenas para citar algumas, existem crianças diagnosticadas como possuindo transtornos funcionais específicos: síndromes, déficit intelectual, autismo e até mesmo dislexia. Claro, há também alunos com discalculia, dislalia, disortografia e outros tipos de dificuldades de aprendizagem de ordem patológica, que compõem 80% do público atendido. Tais crianças são atendidas em 30 escolas municipais onde existem as chamadas "Salas de Recursos", havendo, inclusive uma para altas habilidades/super dotação. Ao todo, o município conta com 47 Salas de Recursos Multifuncionais para atendimento dessas crianças, as quais frequentam essas salas durante o contra turno escolar. Em 2014 inaugurou-se em Foz do Iguaçu a Sala de Recursos Multifuncionais de Altas habilidades/Super dotação, na qual já foram diagnosticados 12 alunos, destes 5 encontram-se frequentando a referida sala, enquanto os demais, por opção dos pais, começariam em 20151 . Entendendo que o uso das TIC2 potencializa o processo de ensino/aprendizagem, realizou-se a pesquisa que originou este artigo, no qual abordou-se o papel das tecnologias na aprendizagem dos alunos avaliados e matriculados na Sala de Recursos Multifuncionais. Buscou-se investigar o nível de aproveitamento existente quanto aos recursos tecnológicos através do estudo de alguns casos, cujos resultados demonstram evocam a criação de novas pesquisas voltadas solução dos problemas apurados.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (16 p.) : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleAs TIC e sua utilização nas salas de recursos multifuncionaispt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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