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dc.contributor.advisorAntoniuk, Sergio Antonio, 1955-
dc.contributor.authorFreitas, Jaqueline Gnata de
dc.contributor.otherValiati, Marcia Regina Machado Santos
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente
dc.date.accessioned2015-12-11T09:50:50Z
dc.date.available2015-12-11T09:50:50Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/40597
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Sérgio Antônio Antoniuk
dc.descriptionCo-orientadora: Profª. Drª. Marcia R. M. S. Valiati
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Defesa: Curitiba, 19/12/2014
dc.descriptionInclui referências : f.84-90
dc.descriptionÁrea de concentração: Neurologia pediátrica
dc.description.abstractResumo: Introdução: A infância é um período que requer acompanhamento e vigilância constante por parte dos pais, professores e profissionais que atuam com a criança, observando e acompanhando o aprendizado de novas habilidades. Considerando que o processo de desenvolvimento humano envolve alterações físicas, neurológicas, cognitivas e comportamentais que ocorrem em um tempo preestabelecido e de e e de avaliações formais do desenvolvimento infantil, com a utilização de instrumentos que tem o intuito de avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor e verificar se o desempenho da criança nas diversas áreas do desenvolvimento está de acordo com sua idade maturacional. Objetivo: Analisar os resultados obtidos por meio do protocolo do Sistema de Triagem Pré-Escolar (PSS) na avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor de uma amostra de crianças de quatro anos e quatro meses a seis anos e sete meses de instituições de ensino público e particular. Material e Métodos: Estudo observacional, transversal descritivo, com coleta de dados prospectiva de 411 crianças de instituições públicas e particulares da cidade de Curitiba, avaliadas por meio do instrumento PSS com a finalidade de investigar as áreas envolvidas na aprendizagem: consciência e controle corporal; visuo perceptivo motor; linguagem. Resultados: Considerou-se como hipótese investigar o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças de instituições públicas e particulares, visto que a maioria delas permanece o dia todo na escola, e a partir dessa realidade os centros de ensino pré-escolar se tornaram muito importantes para a estimulação dessas crianças, e certamente o contexto sócio cultural em que a criança convive favorece ou não os aspectos específicos do desenvolvimento motor. Na análise da Pontuação Total do PSS, constatou-se que as crianças das instituições públicas, em quase todos os intervalos etários, obtiveram pontuação mais baixa, se enquadrando nos percentis mais baixos, diferentes dos resultados encontrados nas instituições particulares, cuja pontuação se concentrou nos percentis mais altos. Ao comparar os resultados das crianças, entre as duas instituições, foi encontrada diferença significativa (p<0,05) em 5 dos 6 intervalos etários investigados. Cada área foi investigada em separado, cujos resultados apresentaram variações, dependendo do intervalo etário, embora em sua maioria, as crianças das instituições particulares obtiveram melhores resultados. Quanto à análise dos itens que compõem o Questionário de Pais, de acordo com a pontuação obtida pelas crianças das instituições públicas e particulares, não foram encontradas diferenças significativas. Conclusão: Esse estudo possibilitou a identificação dos pré-escolares com desenvolvimento neuropsicomotor adequado a idade cronológica, matriculados na educação infantil e ensino fundamental da rede pública e particular de Curitiba, bem como os que apresentaram risco de possíveis atrasos. Os resultados deste estudo contribuíram para o conhecimento do repertório das crianças que frequentam as instituições públicas e particulares e a reflexão sobre as diferenças detectadas. Palavras-chave: Sistema de Triagem Pré-Escolar. Desenvolvimento Neuropsicomotor. Infância. Instituição de ensino.
dc.description.abstractAbstract: Introduction: Childhood is a period that requires constant monitoring and vigilance on the part of parents, teachers and professionals working with the child. It is important to observe and follow the progress of each child as they learn new skills. The process of human development involves physical, neurological, cognitive and behavioral changes that occur at a predetermined times and it is so organized. However, there are several steps during development that may go wrong. Therefore, it is important to monitor to ensure the child develops well. One way to monitor, is through observations and formal evaluations of the child development psychometric instruments. One of them, is the PSS - System of Preschool Screening. Objective: to analyze the date obtained through the screening system protocol, preschool (PSS) neuropsychomotor development assessment of a sample of children aged four years and four months to six years and seven months from public and schools. Material and methods: This study is an observational, transversal descriptive, with prospective data collection of 411 children from public and private institutions of the city of Curitiba, evaluated through the PSS instrument for the purpose of investigating the areas development involved in learning: awareness and body control; Visual motor perceptive and language. Results: It was considered as a chance to investigate the neuropsychomotor development of children from public and private institutions, since most of them remains all day at school, and from that reality pre-school centres have become very important for stimulation of these children, and certainly the socio-cultural context in which the child lives favors or not specific aspects of motor development. Total score: analysis of PSS, it was found that the children of public institutions, in almost all age ranges, obtained lower scores compared to the children attending private institutions (p<0.05) in 5 of the 6 age ranges investigated. Each was investigated separately, the results showed variations, depending on the age range. As for the analysis of items the Parents questionnaire in accordance with the score obtained by the children of public and private institutions, no significant differences were found. Conclusion: This study allowed the identification of preschoolers with neuropsychomotor development suited to chronological age, enrolled in the early childhood education and elementary education from public and private of Curitiba, as well as those that presented a risk of possible delays. The results of this study contributed to the knowledge of the Repertoire of children who attend public and private institutions and the reflection on the differences detected. Keywords: Preschool Screening System. Neuropsychomotor Development. Childhood. Educational institution.
dc.format.extent154 f. : il., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.subjectPediatria
dc.subjectDesempenho psicomotor
dc.subjectInfancia
dc.subjectDesenvolvimento infantil
dc.titlePSS - Sistema de triagem pré-escolar para avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças
dc.typeDissertação


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