Adequação de uma metodologia de inteligência antecipativa para suportar análises da concorrência de uma empresa do ramo de cosméticos
Date
2015Author
Cunha, Estela Rodrigues
Metadata
Show full item recordSubject
ConcorrênciaInteligência competitiva (Administração)
Cosméticos - Comércio
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : Este trabalho teve como objetivo a adequação de uma metodologia de inteligência antecipativa, a ser aplicada pelo Núcleo de Inteligência Competitiva para auxiliar os diretores de Marketing de uma empresa brasileira do ramo de beleza a tomarem decisões, considerando as movimentações futuras dos seus principais concorrentes. Após o estudo teve como frentes a pesquisa de dados secundários de conceitos de Inteligência Competitiva e Inteligência Antecipativa, bem como os modelos de Construção de Cenários de Shoemaker (1995) e de Antecipativa Coletiva chamado de L.E.SCAnning®, bem como um diagnóstico inicial da área estudada, através de dados primários. Com base nas necessidades identificadas da área e de suas restrições foi desenvolvido um modelo sob medida para a empresa em estudo com base na metodologia de Inteligência Antecipativa, combinada com aprendizados do modelo de Construção de Cenários.