• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A realidade pedagógica analógica : o uso do blog nas aulas de Filosofia

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - PRISCILLA SISTO DALMARCO.pdf (1.974Mb)
    Date
    2015
    Author
    Dalmarco, Priscilla Sisto
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Educação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Este estudo situa-se na linha de pesquisa de Tecnologias do Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa foi desenvolvida durante o ano de 2014, com alunos dos primeiros anos do Ensino Médio, do Colégio Estadual Professor Lysímaco Ferreira da Costa, no município de Curitiba-PR. As atividades foram realizadas durante o segundo trimestre nas aulas de Filosofia, com o objetivo de conhecer e utilizar as TIC e suas ferramentas digitais. A ferramenta digital escolhida foi o Blog, apresentado, primeiramente, aos alunos pelo Blog da Professora e depois solicitou-se a criação de um Blog por turma de alunos pesquisados. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou como método a observação participante, questionário e a análise do conteúdo. As constatações levam a crer que o professor deve ter conhecimento das ferramentas digitais utilizadas em aula e entender as possibilidades para poder aproveitar no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. As práticas aplicadas nas atividades levam à integração do conteúdo programado em sala de aula, que devem ser pensadas para usuários comuns da WEB, assim como o planejamento deve ser feito para cibercidadãos. A utilização do letramento das Tecnologias de Informação e Comunicação devem ser pensadas para além da utilização do quadro-negro e do giz e da subutilização da própria tecnologia. A formação de professores na utilização de recursos tecnológicos podem ter grande potencial para o ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Blog. Tecnologias de Informação e Comunicação. Filosofia. Ensino Médio. Formação de Professores.
     
    Abstract: This study is in the line of Professional Master of Technology in Education Research: Theory and Teaching Practice of the Federal University of Parana. The research was conducted during 2014 with students of the first years of high school, the State School Teacher Lysímaco Ferreira da Costa, in Curitiba-PR. The activities were carried out during the second quarter in philosophy classes, in order to understand and use ICT and their digital tools. The digital tool chosen was the blog, presented, first, students at Blog of the teacher and then asked to create a blog of surveyed students per class. The qualitative research method used as participant observation, questionnaire and the analysis of content. The findings suggest that the teacher should have knowledge of digital tools used in class and understand the possibilities to take advantage of the development of teaching and learning. The practices applied in the activities leading to the integration of content programmed in the classroom, which should be designed for common web users as well as planning must be done to cybercitizens. The use of literacy of Information and Communication Technologies should be thought beyond the use of the blackboard and chalk and underutilization of technology itself. Teacher training in the use of technological resources may have great potential for teaching and learning. Keywords: Blog. Information and Communication Technologies. Philosophy. High school. Teacher training.
     
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/40494
    Collections
    • Dissertações [731]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV