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dc.contributor.advisorEsteves, Luiz Alberto, 1973-
dc.contributor.authorOliveira, Adriana Lucinda de
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas
dc.date.accessioned2015-12-07T13:43:05Z
dc.date.available2015-12-07T13:43:05Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/40492
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Luiz Alberto Esteves
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Defesa : 20/07/2015
dc.descriptionInclui referências : f. 160-176
dc.description.abstractResumo: A presente tese mapeou e analisou o processo de insercao profissional dos egressos dos quatro primeiros cursos superiores da UFPR Setor Litoral, campus instalado no municipio de Matinhos, no Litoral do Parana. As analises partiram de uma contextualizacao do estagio atual do capitalismo e seus reflexos na correlacao educacao, trabalho e juventude. O locus da pesquisa foi a regiao do Litoral do Parana, onde foi criado em 2004 um campus da UFPR, denominado de Setor Litoral, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da regiao, dada suas particularidades marcadas pela concentracao de uma area significativa de mata atlantica preservada, pelos baixos indices de desenvolvimento, pelo turismo de sol e mar e pela dependencia economica do principal porto graneleiro do pais, localizado no municipio de Paranagua. O Setor Litoral adotou um projeto politico-pedagogico de intencionalidade emancipatoria, distinguindo-se dos demais campus da UFPR, caracterizando-se pela sua forte atuacao extensionista, pela discussao do papel social da Universidade e pela busca de um envolvimento com as demandas e necessidades do seu entorno. A pesquisa partiu da ausencia de indicadores de monitoramento das contribuicoes da Universidade para a regiao e da defesa de que a voz dos egressos seria um importante indicativo para uma avaliacao mais ampliada. Por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando como recursos a aplicacao de um questionario on-line com os diplomados, entrevistas e da ferramenta de analise de correspondencia multipla, discutiu-se o processo de insercao profissional dos egressos desse Setor. Compreendeu-se insercao profissional como um processo que envolve a obtencao de um trabalho, que e acompanhado e influenciado por uma serie de elementos, como as caracteristicas sociais, politicas e economicas da regiao, as demandas do mercado de trabalho, as iniciativas de articulacao das politicas de educacao, juventude e trabalho, bem como as instituicoes de Ensino Superior com as finalidades e modos de funcionamento que as distinguem, a trajetoria educacional dos jovens, as experiencias laborais, as habilidades desenvolvidas, a acessibilidade de familiares, a escolaridade e renda, e as oportunidades de formacao complementar acessadas pelo estudante universitario, como estagios, projetos de pesquisa, de monitoria e de extensao. Os resultados apontaram para trajetorias de insercao profissional marcadas pela especificidade dos cursos, pela transitoriedade, flexibilidade, provisoriedade, ou seja, por transitos entre emprego, desemprego, migracao, retorno aos estudos ou prolongamento desses. A analise dos dados apontou ainda como desafios e agenda de pesquisa: a necessidade de discussao constante, construcao e defesa de acoes que efetivem o papel social da Universidade na regiao; a importancia de estabelecer uma dinamica de sistematizacao, otimizacao e articulacao das acoes relacionadas as diferenciadas politicas publicas ja em andamento no Setor Litoral; a definicao de estrategias para a fixacao dos egressos no litoral paranaense; a criacao de um processo continuo de monitoramento da trajetoria dos estudantes e a implantacao de um sistema de registro, acompanhamento e avaliacao das acoes da UFPR Setor Litoral. Palavras-chave: Universidade. Insercao Profissional. Egresso.
dc.description.abstractAbstract: This thesis has mapped and analyzed the professional insertion process of the graduates of the first four higher education from Coastal Sector of UFPR, a campus installed in the Matinhos, in the Coast of Parana State. The analysis set out in a context of the current stage of capitalism and its effects on correlation education, labor and youth. The locus of the research was the Coastal Parana region, which was created in 2004, a campus of UFPR, called Coastal Sector, aiming to contribute to the development of the region.This region cover a significant area of Atlantic rain forest preserved. The main characteristic is the: low level of development, sun and sea tourism and the economic dependence of the bulk carrier port, which is the main bulk port in Brazil, it is located in the Paranagua. This University's Sector adopted a political-pedagogical project of emancipatory intent, distinguishing itself from other UFPR campus. It is characterized by its strong extension activities as well as discussion of the social role of the university and the search for an engagement with the demands and needs of its surroundings.The research started from the absence of monitoring indicators of the University's contributions to the region and the defense that the voice of the graduates would be an important indicator for a broader assessment. In this context we have discussed the professional insertion process of the graduates of this Sector. The methodology is based on a qualitative approach by using an online questionnaire with the graduates, interviews and multiple correspondence analysis tool.The main results are: the professional integration is characterized as a process that involves obtaining a job, which is accompanied and influenced by a number of factors, such as, social, political and economic of the region, the demands of the labor market, the joint initiatives of education policy, youth and work, as well as higher education institutions with the purposes and modes of operation that distinguish the educational trajectories of young people, work experience, developed skills, accessibility of family, education and income, and additional training opportunities accessed by the college student, such as internships, research projects, monitoring and extension. The results have shown professional insertion is marked by the specificity of the courses, the transience, flexibility, provisional, that is, for transits between employment, unemployment, migration, return to or extension of these studies. Besides, data analysis also indicated as challenges and research agenda: the need for constant discussion, construction and defense actions to give effect to the University social role in the region; the importance of establishing a dynamic of systematization, optimization and coordination of actions related to differentiated public policies already underway in the Coastal Sector; defining strategies for fixing the graduates in Parana coast; creating a continuous process of monitoring the trajectory of the students and the implementation of a registration system, monitoring and evaluation of the actions of the UFPR Coast sector. Palavras-chave: University. Professional Integration. Former Inmate.
dc.format.extent191f. : grafs., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectPolítica Pública e População
dc.titleO processo de inserção profissional dos egressos da UFPR Setor Litoral
dc.typeTese


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