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dc.contributor.advisorCamas, Núria Pons Vilardell
dc.contributor.authorLima, Diana Aparecida de
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.date.accessioned2015-12-04T14:24:25Z
dc.date.available2015-12-04T14:24:25Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/40311
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Nuria Vilardell Camas
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 07/07/2015
dc.descriptionInclui referências : f. 108-114
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa traz a questão das possibilidades de uso da fotografia no ambiente escolar, no ensino básico, nível II. Para a realização deste estudo, optouse pela utilização da metodologia de abordagem qualitativa, que proporcionou um melhor entendimento do objeto de estudo e possibilitou o uso do método de coleta de dados da Observação Total e Participante (LUDKE; ANDRÉ, 2013). Foi elaborada uma sequência didática, partindo dos documentos oficiais que solicitavam a construção da identidade e autonomia da criança em idade pré-escolar. Aplicou-se com crianças de cinco anos de idade, de uma turma de nível II em uma instituição de educação infantil da rede municipal de ensino na cidade de Farol - Paraná, nas aulas de contação de história. A pesquisa teve como objetivo verificar por meio do processo de ensino e aprendizagem o uso da fotografia. Utilizou-se como base teórica para análise dos dados da sequência didática, Zabala (1998), que trabalha com a integração dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais para uma melhor participação da criança na construção de sua aprendizagem. Os dados obtidos por meio da análise das ações realizadas pelas crianças durante o desenvolvimento da pesquisa geraram resultados positivos em relação à inserção da fotografia no ambiente escolar. Com câmeras nas mãos e olhares atentos, as crianças tiraram selfies, fotos com seus colegas, com a professora, representaram por meio de suas fotografias a sua cultura, a sua forma de viver e se relacionar em sociedade, o que contribuiu para entender como as mesmas estão construindo suas identidades e como elas interagem frente ao uso de tecnologias na sala de aula. As crianças fotografaram com autonomia, foram participativas, criativas, aprenderam e interagiram com os colegas de sala, e estabeleceram uma relação de respeito e diálogo com a professora. Por meio da presente pesquisa desenvolvida, compreendeu-se que é possível inserir no cotidiano escolar o uso de diferentes tecnologias para que as crianças tenham a oportunidade de utilizar em benefício de suas aprendizagens as mais variadas tecnologias educacionais. Palavras-chave: Educação Infantil. Fotografia. Tecnologias Educacionais.
dc.description.abstractAbstract: This research aims to study the photography uses in the school environment, basic education, level II. For this study, it was decided to use the qualitative approach methodology, which provided a better understanding of the subject matter, and allowed the use of Observation Total data collection method and Participant (LUDKE; ANDRÉ, 2013). A didactic sequence starting from the official documents requesting the construction of identity and autonomy of age preschool children has been prepared. Applied to children under five years of age, a level II class in a kindergarten institution of municipal school system in the Farol city - Paraná, in storyhistory lessons. The research aimed to verify through the teaching and learning the use of photography process. It was used as a theoretical basis for data analysis of the didactic sequence Zabala (1998), which works with the integration of conceptual, procedural and attitudinal content for better child participation in building their learning. The data obtained by the analysis of actions taken by the children during the development of the research generated positive results in relation to photography insertion in the school environment. With cameras in their hands and watchful eyes, the children took selfies, photos with your colleagues, with the teacher, represented through their photos to their culture, their way of living and relating in society, contributing to understand how they are building their identities, how they interact against the use of technology in the classroom. Children photographed with autonomy, were participatory, creative, learned and interacted with classmates, and established a relationship of respect and dialogue with the teacher. Through this research conducted, it was understood that you can enter in everyday school life using different technologies so that children have the opportunity to utilize the benefit of its the most varied educational technology learning Keywords: Basic Education. Photography. Educational Technologies.
dc.format.extent115 f. : ., algumas color.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectEducação
dc.titleNum mundo de selfies : a fotografia como recurso pedagógico para educação infantil
dc.typeDissertação


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