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dc.contributor.advisorSilva, Danielle Mantovani Lucena da, 1982-pt_BR
dc.contributor.authorBregola, Rodrigo Martinspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.date.accessioned2021-04-28T20:37:16Z
dc.date.available2021-04-28T20:37:16Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40279
dc.descriptionOrientadora : Danielle Mantovanipt_BR
dc.descriptionProjeto (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O Sistema Sindical patronal é fundamental na representatividade dos interesses e anseios do setor produtivo junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, assim como perante a sociedade. Os sindicatos são mantidos pela contribuição anual obrigatória por lei, devida pelas empresas que participam de uma categoria econômica em favor do respectivo sindicato empresarial. Apesar da contribuição sindical ser impositiva, a filiação da empresa a um sindicato é facultativa. Por isso, para atrair maior número de associados e atuar de maneira assertiva, a entidade representativa precisa estabelecer um fluxo de comunicação apropriado com as empresas. Considerando o exposto, o presente estudo analisa as características dos principais meios de comunicação e técnicas de marketing, com a finalidade de elaborar um modelo de projeto de comunicação institucional para entidades sindicais patronais do comércio de bens, serviços e turismo. Como resultados, verificou-se a necessidade de uma pesquisa para identificação do perfil do empresário representado, cujo modelo é apresentado neste trabalho. Também foi desenvolvida uma ferramenta básica para auxiliar os sindicatos com menor estrutura comunicacional e poucos recursos, com base no Ciclo PDCA. Esta ferramenta pode servir como ponto de partida para que as entidades sindicais formulem estratégias de comunicação e marketing e implementem campanhas visando fortalecer sua imagem institucional junto a público-alvo.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (28 p.) : X.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectSindicatospt_BR
dc.titlePlanejamento básico de comunicação : estudo de caso : Sindicatos Patronais do Comérciopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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