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dc.contributor.advisorCarneiro, Sônia Maria Marchiorato, 1953-pt_BR
dc.contributor.authorDickmann, Ivopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-08T16:07:42Z
dc.date.available2022-08-08T16:07:42Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40272
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Sônia M.M. Carneiropt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/03/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 290-311pt_BR
dc.description.abstractResumo: A tese trata da formação de educadores ambientais e objetiva - partindo de pesquisa de Mestrado - a aprofundar as contribuições da Pedagogia Emancipatória de Paulo Freire para essa formação. O referencial teórico, que embasou o desenvolvimento da pesquisa, discute as origens filosóficas do pensamento freireano em sua Pedagogia, dando suporte à práxis formativa - ação-reflexão-ação - em Educação Ambiental. Nesse sentido, tiveram destaque: a concepção de ser humano e de mundo e a dimensão crítica da Educação. Com base na discussão teórico-metodológica, realizou-se primeiramente uma investigação exploratório-diagnóstica na Rede Municipal de Ensino de Chapecó-SC; esta investigação direcionou o trabalho de campo, como Pesquisa-ação, numa escola desta rede de ensino. A pesquisa ocorreu via a metodologia freireana, pelos Círculos de Cultura, resultando em intervenção na disciplina Educação Financeira e Sustentabilidade - a qual abrange temas relativos à Educação Ambiental. O processo formativo de educadores ambientais, integrantes do corpo docente da escola pesquisada, foi desenvolvido em cinco fases, as quais possibilitaram gradativas mudanças no decorrer da Pesquisa-ação - evidenciadas como alcance de instâncias do inédito-viável, mediante o desencadeamento da práxis pedagógica dinamizada pelas inter-relações das situações-limite com os temas geradores e os atos-limite. O método de interpretação das ocorrências processuais sócio-pedagógicas, nas cinco fases, foi a análise de conteúdo. A primeira fase da Pesquisa-ação permitiu aos sujeitos da pesquisa conhecer e problematizar a realidade escolar. Na segunda fase, a partir das situações-limite identificadas, emergiram dois temas geradores: Identidade e Autoestima, em conexão com a vida dos educandos; e a Dimensão Ambiental da Educação Escolar, enquanto crítica à disciplina Educação Financeira e Sustentabilidade. A terceira fase gerou reflexões teórico-metodológicas que fundamentaram os atos-limite em sala de aula, com base nos temas geradores, visando à construção da identidade e autoestima dos alunos; e, nesse contexto, o desenvolvimento da dimensão ambiental da educação escolar, sob foco de uma Educação Emancipatória. A quarta fase desenvolveu as atividades em aula com observação participante, evidenciando dificuldades, como falta de tempo para as atividades e avaliação pós-aulas, problemas de diálogo em aula e práticas ainda arraigadas numa Educação Tradicional; bem como potencialidades relacionadas à metodologia utilizada na Pesquisa-ação, envolvendo gradativamente os alunos nas aulas. Por fim, a quinta fase - compreendendo a avaliação da Pesquisa-ação pelas educadoras-pesquisadoras - evidenciou adequação da metodologia de pesquisa para avanços nas práticas escolares e qualificação das docentes, enquanto educadoras ambientais. Por último, as considerações indicativas em vista da viabilização de uma Educação Ambiental crítica na escola pesquisada, extensível a outras escolas, com ênfase na formação permanente dos educadores ambientais, segundo a concepção político-pedagógica freireana, via Círculos de Cultura. Sob essa prospectiva, tiveram destaque: o diálogo permanente entre docentes, coordenação pedagógica e gestores, com base no Projeto Político-Pedagógico (PPP), para um planejamento articulado em perspectiva da Educação Ambiental cidadã, a ser reforçada no PPP; revisão, pela Secretaria de Educação de Chapecó, da denominação da disciplina Educação Financeira e Sustentabilidade; efetivação do PPP nas práticas escolares; e continuidade do projeto de Educação Ambiental, desenvolvido pela Pesquisa-ação na escola. Palavras-chave: Educação Ambiental ; Pedagogia de Paulo Freire; Círculos de Cultura; Formação de Educadores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The thesis conveys an action-research project on Environmental Education and preparation of educators, in continuity to a Master's dissertation - by same author of this thesis, in order to explorer the contributions of Paulo Freire's Emancipation Pedagogy in relation to Environmental Education; the thesis aims at deepening the theoretical framework of that relation, discussing the philosophical origins of Freire's thought to support the formative praxis - action-reflection-action - assumed for the pedagogic field-research. Central to the action-research were the concepts of man and of world according to Freire's, so as the critical dimension of Environmental Education. Upon that theoretic-methodological basis, first took place a diagnostic investigation about the municipal school network of Chapecó, in the state of Santa Catarina (SC), to select a case-school for the action-research, departing from social and environmental criteria. The pedagogic field-work was done through the Freire's methodology of Culture Circles, resulting in an intervention on the Financial Education and Sustainability discipline - which covers topics related to Environmental Education. The action-research process was developed in five stages, allowing gradual changes - as instances of identifying generative themes in view of effecting limit-acts, by the outbreak of streamlined pedagogical practices, for the achievement of viable-inedit through the interrelating praxis of both teachers and students, from their own experiences and regarding life-in-the future. The interpretation method was content analysis for the outcomes of all stages: the first allowed the research subjects to know and discuss the school reality; the second started from identified limit-situations, resulting in two main themes: Identity and Self-Esteem, in connection with students' lives; the third generated theoretic-methodological evaluative reflections on the limit-acts in the classroom, based on the main themes, aiming at building the identity and self-esteem by students themselves. The meaning of all cognitive-affective advances, during these stages, was referred to the development of the environmental dimension of school education, under the focus of Emancipatory Education. The fourth stage developed class-activities with participating-observation, pointing out difficulties - such as lack of time for after-classes reviews - communication gaps, practices still rooted in traditional education; and potentialities from the methodology of the action-research. Finally, the fifth stage proceeded to the evaluation of pedagogic processes by the teachers-researchers: there was stated the effectivity of the action-research methodology to better school practices and advance qualification of environmental educators. At last, considerations on the viability of an Environmental Education criteriously conceived and conducted, recommend the extension of that experience to other schools, regarding environmental educators, under the political-pedagogical Freire's concept of Culture Circles to promote dialogue between teachers and coordinated planning and management, in terms of the school political-pedagogical project (PPP), with the perspective of an Environmental Education for citizenship - to be enhanced by the PPP itself; and directive decision should occur on the part of the Chapecó Department of Education, to consider appropriately renaming the Financial Education and Sustainability discipline, thus favoring the continuity of the Environmental Education project within the chosen school for the action-research project. Keywords: Environmental Education; Paulo Freire's pedagogy; Culture Circles; Preparation of Educators.pt_BR
dc.format.extent313 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf application/x-compressedpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducaçao ambiental - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçao ambiental - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleFormação de educadores ambientais : contribuições de Paulo Freirept_BR
dc.typeTesept_BR


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