Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNeves, Patricia Oliveira Santos, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherVoese, Simone Bernardes, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finançaspt_BR
dc.date.accessioned2021-11-04T16:26:19Z
dc.date.available2021-11-04T16:26:19Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40270
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Simone Bernardes Voesept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Contabilidade e Finançaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO mundo dos negócios esta cada vez mais competitivo, esse novo ambiente empresarial, que está em constantes mudanças, exige dos empresários o desenvolvimento de estratégias eficazes para a permanência de suas empresas no mercado. A contabilidade de custos apresenta ferramentas que, se aplicadas de maneira correta, podem ser utilizadas pelos empresários como um diferencial competitivo. Neste trabalho serão apresentados os conceitos básicos relacionados à contabilidade de custos bem como uma das ferramentas gerenciais utilizadas para auxiliar no processo decisório dentro das empresas. Metodologicamente essa pesquisa caracteriza-se como descritiva, qualitativa de cunho bibliográfico, documental e estudo de caso, pois será desenvolvido um caso prático da aplicação da análise Custo-Volume-Lucro utilizando-se dados reais de uma empresa de médio porte do ramo de comércio varejista de calçados e artigos esportivos. Por meio dos demonstrativos contábeis fornecidos pela empresa, além da formação do preço de venda, serão calculados a Margem de contribuição o ponto de Equilíbrio (Contábil, Financeiro e Econômico), Margem de Segurança e Grau de alavancagem (Operacional e Financeiro) e posteriormente serão analisados os resultados obtidos que certamente possibilitaram aos proprietários conhecer melhor a situação da empresa. Finalmente, após o desenvolvimento das ferramentas citadas acima, denota-se que a empresa, apesar de possui resultados positivos, precisa desenvolver uma análise detalhada de dois produtos em especial (meias e agasalhos). As informações obtidas demonstram ainda que a empresa precisa melhorar seus controles internos fazendo uma separação mais criteriosa dos gastos fixos e variáveis. Em linhas gerais conclui-se que as informações obtidas neste trabalho, podem contribuir significativamente para melhorar o desempenho da empresa analisada contribuindo para sua consolidação no mercado.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (63 p.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.titleAplicação da análise do Custo/Volume/Lucro (CVL) para em uma empresa de médio porte do ramo varejista de calçados e artigos esportivospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples