dc.contributor.advisor | Angelotti, Rangel, 1979 - | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Márcia Nazaré de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-08T13:33:28Z | |
dc.date.available | 2021-11-08T13:33:28Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/40188 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Rangel Angelotti | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente artigo aborda a Educação Ambiental para alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, partindo do princípio que a problematização e a busca de soluções para o lixo produzido diariamente pelo cidadão podem contribuir para a substituição de hábitos arraigados e perdulários, por práticas simples que podem garantir a qualidade de vida para as futuras gerações. Mas, como implementar um projeto de Coleta Seletiva em escola da rede pública de ensino? Para responder a essa pergunta fora estabelecidos como objetivos do estudo: conceituar e classificar resíduos sólidos urbanos (RSU) – inclusive o tempo de permanência no solo e seus impactos; descrever as etapas para implantação de um programa de Coleta Seletiva dentro da escola. A metodologia adotada compreendeu a pesquisa bibliográfica feita em fontes primárias e secundárias e a realização de um diagnóstico participativo para conhecer a realidade da escola no tocante à coleta e destinação de seus RSU,. Os resultados desse estudo permitiram compreender que projetos de coleta seletiva nas escolas são viáveis e de fácil aplicação - mesmo com público adulto, cuja adesão a novas práticas se mostra mais resistente -, pois as soluções propostas são simples e a consistência da proposta está na conscientização das pessoas sobre as dimensões do problema e da importância das ações individuais, realizadas no cotidiano escolar e familiar. Mas, fundamentalmente, foi possível compreender a necessidade de aprofundar conteúdos relacionados a existência do homem, suas práticas e formas de relacionamento com a natureza, promovendo, dessa forma uma transformação conceitual e comportamental. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (20 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.title | Da teoria à prática : projeto de educação ambiental no CEAD CEEBJA Poty Lazzarotto com ênfase na coleta seletiva | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |