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dc.contributor.advisorAngelotti, Rangel, 1979 -pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Márcia Nazaré de Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveispt_BR
dc.date.accessioned2021-11-08T13:33:28Z
dc.date.available2021-11-08T13:33:28Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40188
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rangel Angelottipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente artigo aborda a Educação Ambiental para alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, partindo do princípio que a problematização e a busca de soluções para o lixo produzido diariamente pelo cidadão podem contribuir para a substituição de hábitos arraigados e perdulários, por práticas simples que podem garantir a qualidade de vida para as futuras gerações. Mas, como implementar um projeto de Coleta Seletiva em escola da rede pública de ensino? Para responder a essa pergunta fora estabelecidos como objetivos do estudo: conceituar e classificar resíduos sólidos urbanos (RSU) – inclusive o tempo de permanência no solo e seus impactos; descrever as etapas para implantação de um programa de Coleta Seletiva dentro da escola. A metodologia adotada compreendeu a pesquisa bibliográfica feita em fontes primárias e secundárias e a realização de um diagnóstico participativo para conhecer a realidade da escola no tocante à coleta e destinação de seus RSU,. Os resultados desse estudo permitiram compreender que projetos de coleta seletiva nas escolas são viáveis e de fácil aplicação - mesmo com público adulto, cuja adesão a novas práticas se mostra mais resistente -, pois as soluções propostas são simples e a consistência da proposta está na conscientização das pessoas sobre as dimensões do problema e da importância das ações individuais, realizadas no cotidiano escolar e familiar. Mas, fundamentalmente, foi possível compreender a necessidade de aprofundar conteúdos relacionados a existência do homem, suas práticas e formas de relacionamento com a natureza, promovendo, dessa forma uma transformação conceitual e comportamental.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (20 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.titleDa teoria à prática : projeto de educação ambiental no CEAD CEEBJA Poty Lazzarotto com ênfase na coleta seletivapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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