dc.contributor.advisor | Ferrari, Ana Josefina, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Fabricio Marques da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Bacharelado em Gestão Desportiva e do Lazer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-09T16:32:46Z | |
dc.date.available | 2022-08-09T16:32:46Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/40150 | |
dc.description | Orientação: Ana Josefina Ferrari | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Graduação em... | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objetivo dessa pesquisa é analisar quais os elementos necessários para promover uma integração e diálogo entre Pontos de Cultura (formais e nãoformais)2 , parte integrante do programa "Cultura Viva" do Ministério da Cultura e o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), programa do Governo Federal, Ministério do Desenvolvimento Social e do Ministério do Trabalho e Emprego, a partir de uma proposta de articulação dos objetivos dos dois programas com noções teóricas de lazer, cultura e lúdico. Acreditamos que o diálogo entre as duas instâncias poderá contribuir como apoio ao desenvolvimento social de crianças e adolescentes. Embora sejam programas diferentes, de Ministérios diferentes, observamos que existem pontos em comum que podem ser explorados. A proposta inicial compreende articular os elementos dos pontos de cultura, formais e nãoformais, e dos PETI, que possam harmonizar atividades de forma lúdica como espaço de lazer e lazer cultural com oficinas de dança e música, bem como outras atividades culturais, tendo como ponto de partida uma pesquisa feita com crianças e adolescentes do PETI. Neste trabalho, os temas são abordados com base na realidade de crianças e adolescentes a partir da visão de um Ponto de Cultura nãoformal (a "Casa da Cultura, em Matinhos-Pr), um Ponto de Cultura formal (a Associação de Cultura Popular Mandicuera, na Ilha dos Valadares em ParanaguáPr) e o PETI de Matinhos-Pr. Para tanto, foi realizada inicialmente uma Pesquisa Bibliográfica, assim como efetuamos Observação Participante e Saídas de Campo, além de Entrevistas de História Oral | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Gestão desportiva e do lazer - Litoral do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Monografias - Graduação em Gestão Desportiva e do Lazer | pt_BR |
dc.title | Cultura e lazer como agentes de desenvolvimento social | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |