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dc.contributor.advisorFerrari, Ana Josefina, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Fabricio Marques dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Bacharelado em Gestão Desportiva e do Lazerpt_BR
dc.date.accessioned2022-08-09T16:32:46Z
dc.date.available2022-08-09T16:32:46Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40150
dc.descriptionOrientação: Ana Josefina Ferraript_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Graduação em...pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo dessa pesquisa é analisar quais os elementos necessários para promover uma integração e diálogo entre Pontos de Cultura (formais e nãoformais)2 , parte integrante do programa "Cultura Viva" do Ministério da Cultura e o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), programa do Governo Federal, Ministério do Desenvolvimento Social e do Ministério do Trabalho e Emprego, a partir de uma proposta de articulação dos objetivos dos dois programas com noções teóricas de lazer, cultura e lúdico. Acreditamos que o diálogo entre as duas instâncias poderá contribuir como apoio ao desenvolvimento social de crianças e adolescentes. Embora sejam programas diferentes, de Ministérios diferentes, observamos que existem pontos em comum que podem ser explorados. A proposta inicial compreende articular os elementos dos pontos de cultura, formais e nãoformais, e dos PETI, que possam harmonizar atividades de forma lúdica como espaço de lazer e lazer cultural com oficinas de dança e música, bem como outras atividades culturais, tendo como ponto de partida uma pesquisa feita com crianças e adolescentes do PETI. Neste trabalho, os temas são abordados com base na realidade de crianças e adolescentes a partir da visão de um Ponto de Cultura nãoformal (a "Casa da Cultura, em Matinhos-Pr), um Ponto de Cultura formal (a Associação de Cultura Popular Mandicuera, na Ilha dos Valadares em ParanaguáPr) e o PETI de Matinhos-Pr. Para tanto, foi realizada inicialmente uma Pesquisa Bibliográfica, assim como efetuamos Observação Participante e Saídas de Campo, além de Entrevistas de História Oralpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGestão desportiva e do lazer - Litoral do Paranápt_BR
dc.subjectMonografias - Graduação em Gestão Desportiva e do Lazerpt_BR
dc.titleCultura e lazer como agentes de desenvolvimento socialpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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