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dc.contributor.advisorFraga, Nilson Césarpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorBlum, Gustavo Glodespt_BR
dc.date.accessioned2024-03-28T18:21:28Z
dc.date.available2024-03-28T18:21:28Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39877
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Nilson César Fragapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 24/03/2015pt_BR
dc.descriptioninclui referências: f.201-207pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo da pesquisa "Governo, empresas e rede logística no Paraná: Governamentalidade da circulação no espaço no início do século XXI" é desenvolver uma análise a respeito da atual configuração da circulação de riquezas no Estado do Paraná. Numa perspectiva que envolve a Geografia Política, busca-se desvendar quais são os diversos interesses que historicamente envolvem as redes logísticas e seu papel no desenvolvimento econômico, político e social no Paraná, sobremaneira a partir do processo tardio de industrialização no estado na década de 1990 e seu impacto na lógica de circulação no espaço. Para tal, no primeiro capítulo desenvolve-se um arcabouço teórico a partir do qual será analisado o processo de constituição do objeto desta pesquisa. Nesta parte do trabalho, analisa-se a base bibliográfica dentro da ciência geográfica e de outras áreas do conhecimento que permitem compreender a relação entre as redes de circulação e o poder político dentro de um determinado território. Na segunda seção deste trabalho, buscou-se criar uma análise do processo de ocupação do território no Paraná, assim como a relação deste processo com a evolução da rede logística no Estado, dentro de uma perspectiva de mistura entre os elementos básicos da colonização da terra, produção econômica de característica agrícola, e os tipos de povoamento realizados no território paranaense. Ao mesmo tempo, buscase discutir, tendo como base esta evolução, uma possível dominação do poder político por parte de uma região, o Paraná Tradicional, em relação às outras. Por fim, no terceiro capítulo, através da análise de bibliografia recente e dos processos que levaram à privatização da gestão das principais vias logísticas do Brasil e do Paraná, discute-se o papel dessa elite "conectada" às melhores vias de circulação do estado e um estrangulamento do território, maneira através da qual se propõe analisar a situação em que o Estado se retira da administração destas vias e o interesse privado se sobrepõe por sobre as liberdades constitucionais do cidadão de livre circulação. O desenvolvimento desta pesquisa contou com revisão bibliográfica e recolhimento de dados primários junto a órgãos governamentais, assim como pesquisa de campo realizada no principal eixo logístico do Paraná, o Anel da Integração.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this research, entitled "Government, companies and logistical network in Paraná: Governamentality of circulation in space at the beginning of the 21st century", is to develop an analysis about the current configuration of riches circulation in the State of Paraná. In a perspective that is immerged within the area of Political Geography, we seek to unveil which are the many interests that have historically been relevant to logistical networks in the State of Paraná, and their role in the economic, political and social development of Paraná, above all starting with its late industrialization process that began in the 1990s and had a great impact in the logics of circulation on its space. For such, in the first chapter is developed a theoretical basis from which the constitution process of this research's object can be analyzed. In this section of the thesis, a bibliographical basis is analyzed within the scope of the geographical science and other areas of knowledge that allow understanding the relationship between circulation networks and political power within a given territory. In its second section, this thesis seeks to historically place Paraná's logistical networks in its territorial occupation process, in a perspective of mixture between the elements of colonization of land, economic production of agricultural characteristics, and the different kinds of inhabitance realized in the territory of Paraná. At the same time, we seek to discuss, having this evolution as a basis, the possibility of a political power that rises from one region, Paraná Tradicional, in relation to the other two. At last, in the third chapter, through to analysis of recent bibliography and processes that have led to the privatization of the management of the main logistical circulation lines both in Brazil and Paraná, discussing the role of this "connected élite" to the better-maintained logistical lines in the State and an strangulation of the territory, way through which it is proposed to analyze the situation created by the State leaving the administration of this lines and the private interest overlapping over constitutional liberties of citizens of free circulation. The development of this research has been based on bibliographical review and primary data collecting with governmental bodies, as well as field research realized in the main logistical axis of Paraná, the Ring of Integration.pt_BR
dc.format.extent207 f. : il. algumas color., mapas, tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEspaço em geografiapt_BR
dc.subjectRiqueza - Distribuiçãopt_BR
dc.subjectGeografia economicapt_BR
dc.titleAnel da (des)integração paranaense : estado, rede logística e governamentalidade da circulação no território no século XXIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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