Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 13
O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar
(2003)
Resumo: Este trabalho apresenta possibilidades oferecidas pelo portfolio como recurso de avaliação da aprendizagem e sua influência na mudança de cultura no momento da atribuição de notas. Organizado como pesquisa ...
Perspectivas e limites do uso de material didático manipulável na visão de professores de matemática do ensino médio
(2000)
Resumo: Tendo como objetivo investigar como professores de matemática do ensino médio se manifestam a respeito do uso de materiais didáticos manipuláveis, no presente trabalho observamos e descrevemos dois sujeitos, ...
Formação matemática em cursos de pedagogia no Brasil : uma metanálise das pesquisas stricto sensu 2003-2018
(2020)
Resumo: A presente dissertação, tem por objetivo investigar as pesquisas stricto sensu que abordam a formação matemática em cursos de Pedagogia, no período de 2003 a 2018, com o intuito de compreender as problemáticas ...
Geometria nas séries iniciais : por que não? a escolha de conteúdos - uma tarefa reveladora da capacidade de decidir dos docentes
(2006)
Resumo: Esta dissertação é o resultado do estudo sobre as intenções pedagógicas presentes no ensino praticado com conteúdos de Geometria por onze professoras das séries iniciais do ensino fundamental. O ensino é entendido ...
Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana
(1988)
Resumo: Mediante a análise da estrutura lógica inerente aos materiais montessorianos, este trabalho desenvolve uma metodologia de ensino para a iniciação matemática que prioriza o processo de construção do conhecimento ...
Metodologias ativas para a construção do conhecimento matemático : entendimentos de professores
(2023)
Resumo: Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, para responder ao problema de ...
Laboratório de educação matemática : possibilidade para prática pedagógica transdisciplinar na formação docente
(2021)
Resumo: Esta pesquisa qualitativa, exploratória e de natureza aplicada tem como objetivo elaborar diretrizes para a criação de uma proposta didático-pedagógica para implantação de um Laboratório de Educação Matemática no ...
A formação do professor de matemática : problemas e perspectivas
(1996)
Resumo: Ao analisarmos as propostas curriculares de dezenove instituições responsáveis pela formação do professor de matemática, constatamos que elas seguem o currículo mínimo estabelecido pelo Conselho Federal de Educação ...
Educação matemática indígena : um estudo etnomatemático com os índios Guarani-Kaiova do Mato Grosso do Sul
(1995)
Resumo: Este trabalho refere-se a questões fundamentais sobre Educação, principalmente Educação Matemática entre povos de culturas distintas, neste caso, grupos indígenas. A identificação e/ou reconhecimento das várias ...
Formação matemática de professores de atuaçao multidisciplinar nas séries iniciais do ensino fundamental : indicativos com vistas a estudos de noções de probabilidade
(2005)
Resumo: Na tentativa de responder que conhecimentos referentes a noções de Probabilidade deveriam ser ensinados numa disciplina de Matemática para formação de professores de atuação multidisciplinar, com vistas ao ensino ...