Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 74
Os sentidos do neoliberalismo na reforma do ensino médio : dualidade e fragmentação
(2021)
Resumo: Esta pesquisa busca examinar as relações que existem entre a Reforma do Ensino Médio e as diferentes perspectivas do neoliberalismo, frequentemente reduzidas aos processos de privatização. Para mostrar as várias ...
O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
(2020)
Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...
A percepção do diretor escolar sobre a política de gestão democrática na Rede Municipal de Ensino de Curitiba
(2019)
Resumo: Este trabalho trata do estudo sobre a percepção acerca da política de gestão democrática (GD) dos diretores das escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba e de que maneira se efetiva ...
A gestão democrática como elemento de qualidade na educação infantil : a percepção de diretoras de Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba
(2021)
Resumo: A presente pesquisa tratou do princípio constitucional da gestão democrática como elemento de qualidade para as escolas de educação infantil a partir da percepção de diretoras de Centros Municipais de Educação ...
"Nós éramos meio que jogadas de lado" : a oportunidade e a valorização na aglutinação de cargos entre as docentes da educação infantil de Balneário Camboriú
(2021)
Resumo: Os sindicatos apresentam-se como instituições representativas dos trabalhadores e atuam na defesa dos direitos de seus representados. Quando falamos em sindicatos docentes da rede pública, veremos que sua história ...
Os domínios simbólicos da socioeducação nas pesquisas sobre liberdade assistida
(2022)
Resumo: A presente pesquisa insere-se na linha de Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como objetivo geral teorizar ...
As práticas de planejamento educacional nas Secretarias Municipais de Educação no contexto do plano de ações articuladas (PAR)
(2016)
Resumo: Esta dissertação discute a forma pela qual se definiu e se implementou a política educacional do Plano de Ações Articulada (PAR) do Governo Federal e as suas possíveis relações com as práticas de planejamento ...
Educação bilíngue para surdos : um estudo comparativo da escola bilíngue e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escola inclusiva
(2016)
Resumo: A década de 1990 representa um marco na mudança de concepção na educação e na vida dos surdos, baseada no reconhecimento de nossa diferença linguística e cultural. Como pesquisador surdo, busco fundamentar este ...
Política de combate à evasão escolar no Paraná (2005-2017) : análise das inter-relações entre formuladores e atores no contexto da produção e da prática na Rede Estadual de Ensino em São José dos Pinhais
(2018)
Resumo: Esta pesquisa investiga a política paranaense de combate à evasão escolar, entre os anos de 2005 a 2017, a qual foi desencadeada a partir da ação do Ministério Público do Estado do Paraná. Tem o objetivo de analisar ...
Pedagogia do quartel : uma análise do processo de militarização de escolas públicas no estado do Paraná
(2022)
Resumo: O processo de militarização de escolas públicas no estado do Paraná é uma política educacional recente, iniciando em 2019 com a adesão ao Programa Escolas Cívicomilitar (Pecim) do governo federal e expandindo em ...