Navegação Dissertações por tipo "Dissertação Digital"
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Acessibilidade arquitetônica, deficiência física e o direito à educação : um olhar em escolas municipais de Pinhais
(2021)Resumo: A acessibilidade arquitetônica é indispensável à garantia do direito à educação das pessoas com deficiência. O objetivo deste trabalho é analisar as condições de oferta da infraestrutura escolar sob a perspectiva ... -
O acesso à educação básica para crianças de 0 a 3 anos : do direito proclamado à judicialização das vagas em creches públicas municipais de Florianópolis
(2021)Resumo: Esta pesquisa teve como proposição discutir o acesso à Educação Infantil, no segmento creche, em Florianópolis, a partir da judicialização das vagas. Neste sentido, buscamos entender a problemática da pesquisa tendo ... -
Acesso à escola para migrantes internacionais na educação básica : uma análise das políticas de distribuição de oportunidades educacionais em Curitiba-PR
(2021)Resumo: O presente estudo aborda o tema do Direito à Educação para estudantes migrantes internacionais e tem como principal objetivo conhecer como a rede municipal de ensino de Curitiba organiza a distribuição de oportunidades ... -
Acesso e universalização da biblioteca escolar como condição de qualidade na educação básica
(2020)Resumo: A importância da biblioteca escolar não é uma discussão nova no campo educacional e na biblioteconomia. As discussões em torno dela sempre estiveram presentes, seja por projetos de incentivo à leitura, distribuição ... -
As ações do governo federal para as construções de escolas entre 2007 a 2019
(2021)Resumo: Este trabalho objetiva analisar as ações do governo federal entre 2007 e 2019 no que se refere à construção de instituições educacionais nos diferentes estados e municípios brasileiros a partir do Programa Nacional ... -
Adaptação ao diagnóstico e expectativa familiar sobre autonomia de filhos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista
(2022)Resumo: A pessoa com deficiência esteve por muito tempo sob um olhar reducionista, determinista e simplista, com foco apenas no diagnóstico. As crenças da família acerca da criança com deficiência podem funcionar tanto ... -
Adaptação do programa de qualidade na interação familiar para famílias com filhos com transtorno de espectro autista
(2019)Resumo: Com a confirmação do diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças, é comum que haja uma reestruturação familiar para atender às exigências desse novo momento do ciclo vital. Entre as novas demandas, ... -
Adaptação, satisfação e autoeficácia acadêmica de estudantes de diferentes períodos de graduação em educação física durante a pandemia de Covid-19
(2023)Resumo: Ao ingressar na graduação em Educação Física, o estudante traz consigo experiências pessoais que sofrerão influência das vivências acadêmicas, sendo necessárias adaptações pessoais para concluir essa formação. A ... -
Adesão ao magistério em Guaratuba/PR : condições de vida e de trabalho
(2019)Resumo: Este trabalho analisa questões relativas ao processo de adesão ao magistério das professoras da rede municipal de educação de Guaratuba/PR, em relação ao habitus, à escolha profissional, ao tempo de carreira e às ... -
Agulha, novelo, tecido e muito mais : lições de economia doméstica na Revista Feminina (São Paulo, 1914-1918)
(2020)Resumo: Esta dissertação investigou e problematizou como os princípios de gerência do lar e conhecimentos para formar a dona de casa moderna, sobretudo ancorados na economia doméstica e nos preceitos da ciência no lar, ... -
Altas habilidades/superdotação, intervenção psicopedagógica e aceleração de estudos : um estudo de caso
(2013)Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar como a intervenção psicopedagógica pode contribuir positivamente no desenvolvimento do aluno com altas habilidades/superdotação submetido a aceleração escolar. O ... -
O aluno-problema é problema de gênero? : questões sobre os meninos e os transtornos disruptivos
(2020)Resumo: Este estudo constitui-se uma pesquisa bibliográfica sobre a relação do gênero com os transtornos disruptivos na infância. Seu objetivo principal é apresentar o histórico do conceito de comportamento disruptivo e ... -
O ambiente virtual de aprendizagem na educação especial : um estudo sobre formação continuada docente na área do transtorno do espectro autista
(2018)Resumo: A presente pesquisa, realizada com treze docentes do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Transtorno Global do Desenvolvimento do Município de Araucária - Paraná, tem como objetivo apresentar ... -
Ampliação da compreensão do autismo e condições atípicas por meio do estudo de caso de um surdoautista à luz do método affectfullness
(2019)Resumo: Experiências com crianças/adolescentes surdoautistas conduziram à observação da existência de diagnósticos imprecisos, falta de estimulação apropriada por parte das famílias, encaminhamentos terapêuticos e educativos ... -
Análise da pertinência dos cursos Pronatec ofertados no campus São José/IFSC entre 2012 e 2015
(2018)Resumo : Esta pesquisa buscou analisar a pertinência da oferta de cursos relacionados ao Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) realizada pelo Campus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). ... -
Análise da política de inclusão escolar de estudantes com deficiências intelectual no município de Marabá-PA
(2021)Resumo: Esta pesquisa é parte integrante do projeto: Desenvolvimento de Processos de Avaliação e monitoramento acerca de Políticas de Inclusão Escolar em Contextos Municipais, e tem como objetivo analisar as políticas ... -
Análise da viabilidade do Programa ACT para professoras da educação infantil
(2021)Resumo: A escola é um ambiente propício para reflexões acerca da temática da violência. A aplicação de programas de intervenção é uma forma de suscitar tais reflexões, ao desenvolver estratégias de prevenção a fim de reduzir ... -
Uma análise histórica do papel da educação nas políticas públicas nacionais em direitos humanos (1993-2009)
(2021)Resumo: O percurso dos direitos humanos é permeado pelo conflito de sua própria importância e efetividade. No caso brasileiro fica evidente um distanciamento com os marcos normativos, já que o país começou a se preocupar ... -
Apoio pedagógico na assistência estudantil das universidades estaduais do Paraná : possibilidades, iniciativas e limitações
(2022)Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado sobre o apoio pedagógico ao discente no Ensino Superior. Tem como objetivo descrever os atendimentos pedagógicos ofertados pela assistência estudantil das ... -
Aprender e ensinar Ciências da Natureza : perspectivas de alunos com deficiência visual e de seus professores
(2018)Resumo: Investigam-se as possibilidades de uma Sala de Recursos Multifuncionais de potencializar o processo de ensino-aprendizagem e a organização de conteúdos a alunos com deficiência visual visando à apropriação de ...