Navegação Dissertações por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 of 891
-
Atribuição do programador que atua em agências de desenvolvimento de Recursos Humanos para a educação
(1981)Resumo: A falta de nitidez na delimitação das ações básicas do Programador que atua em agências de desenvolvimento de recursos humanos, que dificulta conseqüentemente a operacionalização das atividades básicas do processo ... -
Experiência realizada pela Universidade Federal do Paraná abre novo caminho para a formação do professor de 1º grau na área de Ciências
(1981)Resumo: A experiência realizada pela Universidade Federal do Paraná através do desenvolvimento do Curso de Licenciatura Parcelada Experimental de Ciências e a flagrante incoerência existente entre a função do professor de ... -
Proposta curricular para sensibilização de alunos de curso de Magistério, a nível de 2º grau, em relação a crianças excepcionais
(1981)Resumo: A finalidade desta pesquisa foi elaborar proposta curricular, de disciplina específica sobre o excepcional, visando sensibilizar o aluno de curso de magistério, a nível de 2º grau, para a pronta identificação de ... -
As técnicas holística e analítica na avaliação da expressão escrita
(1981)Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a avaliação da expressão escrita e, especificamente, o emprego de duas técnicas: a holística e a analítica. O tipo de pesquisa é a exploratória instrumental, pois, fornece meios ... -
Modelo teórico tridimensional da atuação do supervisor pedagógico a nível de 2º Grau
(1981)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo elaborar o Modelo Teorico Tridimensional da Atuação do Supervisor Pedagogico a Nível de 29 Grau e testar a sua validação pelos supervisores pedagógicos e professores. 0 Modelo ... -
A face burocrática da profissionalização do professor no estado do Pará
(1981)Resumo: Este estudo analisa a medida de efetividade dos atuais dispositivos normativos que regem a profissionalização do professor do Ensino de I e II Graus no Estado do Paraná. -
O desenvolvimento do Ensino Supletivo no Paraná e as dificuldades de sua implantação - intenção e realidade
(1981)Resumo: Esta dissertação teve por objetivo: situar o Ensino Supletivo no contexto histórico do Brasil; caracterizar o desenvolvimento do Ensino Supletivo no Paraná; proceder o levantamento das atividades desenvolvidas na ... -
Campus avançado : uma alternativa para o desenvolvimento socioeducacional de comunidades interioranas em municípios do Norte e Nordeste Ocidental do Brasil
(1982)Resumo: Esta dissertação discute a filosofia das Universidades do Brasil - colonizadas - contrapondo-lhe uma Universidade Brasileira, culturalmente nacionalizada, através do Projeto Rondon e do Campus Avançado que a maioria ... -
Bases teóricas para diretrizes curriculares da educação religiosa na pré-escola, um enfoque de educação integrada ecumênica destina à escola pública
(1982)Resumo: Esta dissertação caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica. Tem como objetivo fornecer bases teóricas para a elaboração de diretrizes curriculares, destinadas à educação religiosa do pré-escolar, na rede oficial ... -
O desenvolvimento de competências necessárias ao exercício da atividade docente pelo estudo da Psicologia Educacional
(1982)Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi validar conteúdos para a elaboração de Programas de Psicologia Educacional - para os Cursos de Licenciatura adequados à realidade na qual os futuros professores desempenharão ... -
A participação dos pais no currículo do pré-escolar
(1982)Resumo: A educação pré-escolar corresponde a uma fase de desenvolvimento particularmente importante da criança, que vai desde o seu nascimento, até os seis ou sete anos, quando é recomendado o início da escolarização. Nesta ... -
Proposta de desenvolvimento integral do educando : jogos espontâneo-criativos
(1982)Resumo: O estudo apresenta uma proposta de auxilio ao desenvolvimento integral do educando, por meio do processo do desenvolvimento da percepção de si, do outro e do ambiente, com vistas ao desenvolvimento equilibrado, ... -
Critérios de seleção e organização de conteúdos curriculares : proposição teórica e diagnóstico da situação da área de Estudos Sociais nas escolas de Curitiba
(1982)Resumo: Fundamentalmente o presente estudo teve como objetivo desenvolver um conjunto de critérios de seleção e organização de conteúdos curriculares, bem como diagnosticar a forma como estão sendo utilizados tais critérios ... -
Verificação da relação existente entre a coordenação física e o aproveitamento na aprendizagem escolar, com crianças de primeira e segunda séries do 1º grau
(1983)Resumo: Tendo em vista que a motricidade é muito importante para o desenvolvimento integral do ser humano, e que a psicomotricidade, envolvendo fundamentalmente a percepção e a coordenação, são fatores básicos para uma ... -
Proposta curricular a nível de Terceiro Grau objetivando contribuir para a humanização da Ciência
(1983)Resumo: Admitindo a ciência como um processo e reconhecendo a in fluência do contexto social na pesquisa científica, é admitida também a atuação da ciência na sociedade, alterando-lhe valores diversos. Uma análise da ... -
Proposta de Estágio Supervisionado de Orientação Educacional : um processo desenvolvimentista como alternativa de prática social
(1983)Resumo: A necessidade de se buscar alternativas aos muitos questionamentos em torno da formação do Orientador Educacional, especialmente em relação ao Estágio Supervisionado, direcionou o enfoque do presente estudo que ... -
Fundamentação do currículo por meio da fenomenologia
(1983)Resumo: O Objetivo Geral desta pesquisa, visa a fundamentação do currículo por meio da fenomenologia. A Base Epistemológica que se utiliza, para a busca do fundamento do currículo é uma integração das perspectivas ... -
Meninos de rua e Educação Artística : um projeto de integração universidade-comunidade
(1983)Resumo: Como os demais setores da Educação, as atividades artísticas visam à promoção humana e, portanto, não devem ser direcionadas apenas a uma elite privilegiada. Elas devem dirigir-se no sentido da construção do homem, ... -
Significado e perspectivas de avaliação da aprendizagem em disciplinas teórico-práticas do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná
(1983)Resumo: O estudo abrange a área de Avaliação da Aprendizagem em disciplinas teórico-práticas, no campo específico da formação de professores de Educação Física. O Curso responsável por essa formação assume a incumbência ...