Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 524-543 of 899
-
La bande dessinée, pour quoi faire? : uma análise das histórias em quadrinhos nos livros didáticos de Francês língua estrangeira
(2016)Resumo: Esta investigação, de natureza qualitativa, busca compreender como haveria um uso instrumental das histórias em quadrinhos nos livros didáticos de francês como língua estrangeira (FLE) de abordagem comunicativa, ... -
O laboratorio
(1983)Resumo: Este estudo recapitulativo pretende mostrar a existência de condições propicias para o encaminhamento de um Laboratório de Currículo dentro da Universidade. Para chegar a proposição desta alternativa, procedeu-se ... -
Laboratório de educação matemática : possibilidade para prática pedagógica transdisciplinar na formação docente
(2021)Resumo: Esta pesquisa qualitativa, exploratória e de natureza aplicada tem como objetivo elaborar diretrizes para a criação de uma proposta didático-pedagógica para implantação de um Laboratório de Educação Matemática no ... -
Laços no exílio : ações socioeducativas no Leprosário Colônia Santa Teresa (Santa Catarina - 1936-1952)
(2019)Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as ações socioeducativas praticadas no antigo Leprosário Colônia Santa Teresa, localizado na cidade de São Pedro de Alcântara (Santa Catarina), e de que maneira estas ... -
Laicato católico : o papel dos intelectuais no processo de organização do projeto formativo da Igreja Católica no Paraná : 1926-1938
(2002)Resumo: Esta dissertação analisa a trajetória, os debates e os projetos dos intelectuais católicos leigos em tomo da temática educativa à luz do contexto histórico paranaense, do período de estudo que está circunscrito ... -
Lazer e subjetividades : a mútua determinação esquecida nos currículos de Educação Física
(2000)Resumo: Ao caminhar, encontro pistas, nas pistas busco consistência para as interrogações que emergiam da complexidade de um diálogo entre os interlocutores teóricos e as experiências dos corpos-sujeitos no cotidiano das ... -
Lazer, inclusão e autonomia de pessoas com deficiência intelectual na cidade de Curitiba, PR : entre a cidade de todos e a cidade para todos
(2017)Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar as ações nas políticas públicas de inclusão direcionadas ao lazer da pessoa com deficiência intelectual na cidade de Curitiba, PR, e verificar se repercutem nas atividades de ... -
Legitimidade e reconhecimento do papel do pedagogo no processo de formação continuada dos professores da educação de jovens e adultos
(2015)Resumo: Esta pesquisa apresenta uma problematização sobre a ação dos pedagogos na formação continuada de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem por objetivo analisar o papel de mediação dos pedagogos ... -
Leitura compartilhada : uma crônica de encontros
(2007)Resumo: Analisa a Biblioteca Viva em Hospitais (BVH), ação continuada de compartilhamento de leitura que faz parte do programa educacional para crianças e jovens em tratamento no hospital Pequeno Príncipe de Curitiba. A ... -
O letramento digital no ensino da matemática sob a perspectiva de complexidade
(2017)Resumo: O uso de tecnologias digitais tem transformado o campo da comunicação, permitindo o rápido acesso à informação, que por consequência, tem reconfigurado profundamente as práticas de escrita e leitura, ditas tradicionais. ... -
Letramento literário a partir do PNAIC/2013 - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : limites e possibilidades
(2017)Resumo: Este trabalho, por meio de uma pesquisa de natureza etnográfica, analisou o PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, os limites e possibilidades para o desenvolvimento do letramento literário em ... -
Linguagem dramática na educação infantil : vozes docentes
(2015)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender o discurso das professoras que trabalham com a linguagem dramática na educação infantil, investigando sua formação profissional e pessoal. Os fundamentos teóricos utilizados ... -
Linguagem teatral e aquisição de conteúdos escolares : uma perspectiva cultural e histórica
(2005)Resumo: O trabalho procura investigar o papel do teatro, entendido como recurso didático, para a aprendizagem de conceitos científicos ligados à disciplina de História. O processo de aprendizagem através do teatro é discutido ... -
A literatura como elemento de mediação cultural no ensino de língua inglesa : análise de atividades sobre o texto literário em livros didáticos de inglês
(2015)Resumo: Acreditamos que a literatura é uma possível ferramenta para o trabalho em uma perspectiva intercultural no aprendizado do inglês como língua estrangeira e, por isso, esta pesquisa tem o intuito de verificar como é ... -
A literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira, com palavra as crianças : "eu so peta, tenho cacho, so lindam ó!"
(2019)Resumo: A proposição desta pesquisa foi de analisar como crianças pequenas, com idade entre 3 e 4 anos, experienciam processos de leitura, contação e apresentação de livro animado de uma história de literatura infantil de ... -
A literatura infanto-juvenil na escola : o diálogo da crítica nos anos oitenta
(1992)Resumo: O interesse pela questão da literatura infanto-juvenil na escola vem propiciando, nos últimos tempos, o surgimento de considerável massa crítica voltada para o estudo do tema. Por isso, entendeu-se importante ... -
O livro didático de física e a produção do currículo real : aproximações etnográficas da atuação de uma docente
(2018)Resumo: Apresentam-se resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar as influências que o livro didático exerce no planejamento do currículo e na prática de uma professora de Física do Ensino Médio e como ... -
O livro didático é um objeto científico em disputa no campo do ensino de física?
(2022)Resumo: O livro didático, no Brasil, foi valorizado nas últimas décadas como tema e objeto de pesquisa. Sua produção, sua aquisição, seu uso e sua apropriação envolvem desde as instâncias institucionais, caracterizadas ... -
Um lixo valioso : a circulação de livros didáticos fora do espaço escolar após o período do uso
(2020)Resumo: Pesquisa sobre os destinos dos livros didáticos após o prazo de utilização estipulado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e novas formas de utilização desse material. Insere-se entre os estudos desenvolvidos ... -
A lógica matemática enquanto agente transformador dos processos inferenciais em matemática superior
(1993)Resumo: O presente estudo consiste de uma contribuição inicial ao repensar o ensino e a aprendizagem das estruturas lógico-formais relacionadas às matemáticas (quanto à essência, ao formalismo, à axiomatização e à complexidade) ...