Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 473-492 of 891
-
A "ideologia de gênero" através das narrativas da Assembleia Legislativa do Paraná : o caso do Plano Estadual de Educação
(2019)Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar as narrativas sobre gênero que envolveram a aprovação do Plano Estadual de Educação do Paraná (2015-2025). Os argumentos utilizados pelas/os deputadas e deputados que subiram ... -
Igreja católica e educação feminina : o Instituto de Educação do Colégio Sagrado Coração de Jesus (Canoinhas-SC, 1936-1956)
(2004)Resumo: O objetivo norteador deste trabalho foi buscar resgatar parte da história do colégio Normal Sagrado coração de Jesus, instituição confessional católica, fundada em 1921 pela Congregação das Irmãs Franciscanas de ... -
Igreja Católica, educação feminina e cultura escolar em Ponta Grossa (Paraná) : a Escola Normal de Sant'Ana (1947-1960)
(2002)Resumo: Esta pesquisa tem como tema geral a Igreja Católica e a educação feminina e a instituição do Curso Normal em uma escola católica na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. Para a análise deste tema, privilegiou-se o ... -
Impacto de um programa de ensino para o desenvolvimento de habilidades metafonológicas e metamorfológicas na aprendizagem inicial da leitura e da escrita
(2016)Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar os impactos de um programa de ensino voltado para o desenvolvimento de habilidades metafonológicas e metamorfológicas sobre a aprendizagem da leitura e da escrita ... -
Implantação, marginalidade e reconhecimento formal : um olhar protestante acerca da história da educação teológica superior no Brasil (1969-1999)
(2001)Resumo: Nesta pesquisa o autor se propõe a elaborar uma explicação histórica da implantação dos cursos de graduação em Teologia no Brasil por parte dos presbiterianos, batistas, luteranos e metodistas e os esforços individuais ... -
A implementação de políticas intersetoriais para a educação de crianças de 0 a 3 anos no Município de Piraquara - PR
(2021)Resumo: O presente trabalho tem como tema as políticas educacionais intersetoriais para as crianças de 0 a 3 anos formuladas pelo governo federal e, implementadas no âmbito subnacional, a partir da análise dos seus arranjos ... -
Implementação do PECS para uma criança com autismo e seus parceiros de comunicação na educação infantil
(2020)Resumo: Uma das características mais marcantes e desafiadoras do Transtorno do Espectro Autista se refere aos deficits na comunicação. Intervenções baseadas no Picture Exchange Communication System (PECS) - no Brasil, ... -
A imprensa pedagógica (in)formando a professora alfabetizadora : uma investigação a partir das páginas do Jornal da Alfabetizadora (1988-1999)
(2023)Resumo: O presente trabalho busca contribuir com o campo da história e historiografia da educação, no que tange às temáticas relacionadas ao trabalho e à identidade docente dos/as professores/as alfabetizadores/as, a partir ... -
A inclusão escolar da criança autista
(2013)Resumo: Este estudo foi delineado tendo como objetivo conhecer os modos de proceder do professor regente frente a seu aluno autista em processo de inclusão em escola regular, de modo a detectar ações ou falas que pudessem ... -
Inclusão escolar na perspectiva das práticas colaborativas : processos psicológicos e pedagógicos
(2021)Resumo: A educação especial vem atravessando um processo intenso de transformações ao longo do tempo. A concepção de indivíduo pautada nas dificuldades gradativamente passou a ser substituída pela concepção de indivíduo ... -
Indicadores de contratos de respeito mutuo na interação professor-alunos : um estudo com crianças pré-escolares
(1999)Resumo: O objetivo deste trabalho é o de verificar nas interações professor-alunos de pré-escola, relativas à disciplina na sala de aula, sinais que indiquem avanços em direção a contratos de respeito mútuo. Existindo esses ... -
Indicadores de qualidade da educação : um debate sobre trajetórias escolares
(2021)Resumo: Compreende-se que a análise das trajetórias escolares permite observar as dimensões de acesso, permanência e conclusão de escolarização de adolescentes e jovens ao longo dos anos finais do ensino fundamental e do ... -
Indicativos de conexões e afinidades entre o aprendizado da linguagem formal e a inserção à álgebra elementar : um ensaio sobre a superação de dificuldades por meio da semiótica e da afetividade ampliada
(2017)Resumo: Esta dissertação tem, como objetivo geral, pesquisar as aproximações entre a aprendizagem da matemática e da linguagem formal. O trabalho é de caráter teórico, baseando-se a investigação na pesquisa bibliográfica ... -
Infância "pra cá" e "pra lá" da linha do trem : significados e práticas de crianças do bairro Cajuru
(2019)Resumo: Discurso, cidade e infância são esferas que se entrecruzam, apresentando contribuições únicas quando combinadas em uma tríade. Os discursos sobre a cidade de Curitiba enunciados pelas crianças moradoras do bairro ... -
Infância e cidade : uma análise das redes de interdependência de crianças nos espaços institucionais e do bairro Tatuquara na cidade de Curitiba
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as crianças se socializam em espaços institucionais e do bairro, verificando como esses espaços, e a própria atuação das crianças, colaboram na construção de suas redes ... -
Infância(s), crianças e interseccionalidade : análise da produção acadêmica brasileira na área de educação infantil
(2022)Resumo: A presente dissertação teve como objetivo investigar a presença da interseccionalidade, seja como conceito ou como ferramenta analítica, nas produções acadêmicas brasileiras da área de Educação Infantil (1999-2020). ... -
Infância, políticas de educação integral/integrada e a constituição de territórios educativos : um estudo no Bairro Uberaba em Curitiba
(2016)Resumo: Objetivou-se compreender os efeitos das políticas de Educação Integral e de Educação Integrada da Rede Municipal de Ensino de Curitiba nos processos de socialização espacial de crianças e a constituição de territórios ... -
Infância, políticas de educação integral/integrada e a constituição de territórios educativos : um estudo no Bairro Uberaba em Curitiba
(2016)Resumo: Objetivou-se compreender os efeitos das políticas de Educação Integral e de Educação Integrada da Rede Municipal de Ensino de Curitiba nos processos de socialização espacial de crianças e a constituição de territórios ... -
Infância, políticas de educação integral/integrada e a constituição de territórios educativos : um estudo no Bairro Uberaba em Curitiba
(2016)Resumo: Objetivou-se compreender os efeitos das políticas de Educação Integral e de Educação Integrada da Rede Municipal de Ensino de Curitiba nos processos de socialização espacial de crianças e a constituição de territórios ... -
Infâncias aqui e lá : configurações sociais de crianças reassentadas na periferia de Curitib
(2019)Resumo: Nesta pesquisa, objetivou-se analisar as mudanças que ocorrem nas redes de interdependência de crianças em processo de remoção-reassentamento quando mudam de bairro. Buscou-se compreender as aproximações e diferenças ...