Search
Now showing items 1-9 of 9
Sob o signo da modernidade : educação e psicologia na trajetória intelectual de Eny Caldeira (1912-2002)
(2018)
Resumo: Este trabalho analisa a trajetória intelectual da educadora Eny Caldeira (1912- 2002), em especial nas décadas de 1950, 1960 e 1970, especialmente no tocante às suas ideias e ações educativas modernizadoras. Durante ...
Formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para utilização, integração e apropriação das tecnologias digitais à prática de sala de aula
(2018)
Resumo: A presente pesquisa investigou um contexto de formação continuada no âmbito das tecnologias digitais aplicadas à educação, desenvolvida junto a professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Fase I (1.º ao 5.º ...
O papel do professor na formação do pensamento matemático de estudantes durante a construção de provas em um ambiente de geometria dinâmica
(2011-06-16)
Resumo:Esta pesquisa visa a trabalhar com provas em geometria em um ambiente dinâmico da perspectiva do papel do professor de ensino superior, em seu papel de formador do pensamento matemático. Assim, num primeiro momento ...
Manuais de história da educação da Coleção Atualidades Pedagógicas (1933-1977)
(2012-08-27)
Resumo: O presente trabalho apresenta a análise dos manuais de História da Educação que serviram de suporte para os cursos de formação de professores, a partir de 1930, no Brasil. As obras em questão são: “Noções de História ...
Função social da universidade
(2013-07-30)
Resumo: Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR, investiga os reflexos do pacto reformista proposto pela UNESCO na pedagogia universitária ...
A didática como disciplina escolar : estudo a partir dos manuais de didática geral
(2014)
Resumo: Analisa elementos que configuram a Didática Geral como disciplina escolar,
tomando como referência empírica os manuais publicados no Brasil a partir de 1980,
entendidos como elementos visíveis do código disciplinar ...
Formação continuada de professores para a utilização, integração e apropriação das tecnologias e midias digitais na prática pedagógica à luz do pensamento complexo
(2019)
Resumo: A presente tese de doutorado teve por objetivo caracterizar, descrever, analisar, compreender e contrastar como se organizam os programas de formação continuada de professores em tecnologias e mídias digitais (TMDs), ...
A pesquisa em processos formativos de professores do campo : a licenciatura em educação do campo na UNIOESTE (2010-2014)
(2018)
Resumo: Investiga a presença e o papel da pesquisa na formação de professores do campo em regime de alternância na experiência da Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), ...
O professor/gestor e tecnologias de comunicação e informação : dimensões expostas nas demandas da formação
(2017)
Resumo: As limitações das Políticas Públicas locais para a formação continuada dos profissionais da educação, que consigam interpretar o momento, a mobilidade de tempo e espaço que vivenciamos, ampliada pela inserção das ...