Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
Lendo emoções : efeitos de uma intervenção envolvendo a empatia e a compreensão leitora em estudantes do ensino fundamental
(2022)
Resumo: O processo de ensino e aprendizado desenvolvido nas escolas brasileiras, atualmente, deveria promover uma intersecção entre componentes cognitivos e socioemocionais. Neste contexto, há uma lacuna no cenário nacional ...
A complexidade das relações no sistema familiar de crianças em dificuldade de aprendizagem
(2021)
Resumo: A pesquisa teve como objetivo compreender as relações no sistema familiar de crianças em dificuldades de aprendizagem a partir da teoria da complexidade e da terapia sistêmica. Sistema familiar e suas relações ...
Programa de intervenção para qualidade na interação escolar para professores do ensino fundamental - anos iniciais
(2018)
Resumo: As relações que se estabelecem na escola são fundamentais para o desenvolvimento global da criança. Esse trabalho teve como objetivo principal criar, aplicar e avaliar um programa de intervenção visando à melhoria ...
Alemão no Brasil na voz e atuação de professoras do ensino fundamental da rede pública de ensino
(2018)
Resumo: O presente trabalho investiga visões de língua e cultura de seis professoras de alemão como língua estrangeira da rede pública de ensino em diferentes cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A partir de ...
Desenvolvimento psicológico e escolarização : avaliação de dimensões psíquicas em estudantes de diferentes etapas do ensino fundamental à luz de uma perspectiva teórica integradora
(2014)
Resumo: O presente estudo propõe a avaliação do desenvolvimento de algumas dimensões psíquicas em diferentes momentos do processo de escolarização à luz de uma perspectiva integradora de categorias teóricas tradicionalmente ...
Comparação entre os estados de classificação nutricional e o desempenho escolar de estudantes do Ensino Fundamental municipal de Curitiba
(2021)
Resumo: A escola faz parte do processo de desenvolvimento humano e o desempenho escolar é a medida utilizada para diagnósticos de acompanhamento. Ele pode ter influência multifatorial e o estado nutricional é apontado em ...
"A escola é a forja da civilização" : obrigatoriedade escolar no território do Acre (1920-1950)
(2016)
Resumo: A pesquisa tem por objeto de estudo a obrigatoriedade escolar na instrução pública primária no Território Federal do Acre (1920-1950). Deste modo, esta tese busca identificar e analisar como a questão da instrução ...
A travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental : a experiência da criança
(2020)
Resumo: Compreender o ponto de vista das crianças sobre como é sua experiência de atravessar da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, constituiu o objetivo desse estudo. Dele, derivaram duas questões ...
Formação continuada de professores para a utilização, integração e apropriação das tecnologias e midias digitais na prática pedagógica à luz do pensamento complexo
(2019)
Resumo: A presente tese de doutorado teve por objetivo caracterizar, descrever, analisar, compreender e contrastar como se organizam os programas de formação continuada de professores em tecnologias e mídias digitais (TMDs), ...
Formação histórica em currículos de ensino fundamental
(2023)
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os componentes epistemológicos dos currículos de História dos Anos Iniciais e sua capacidade formativa. A pesquisa explora a relação entre conhecimento e modo de produção, ...