Navegação Teses por assunto "Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)"
Itens para a visualização no momento 1-7 of 7
-
O conhecimento escolar sobre mudança climática nos livros didáticos do ensino médio - PNLD/2015
(2019)Resumo: Esta pesquisa analisou em que medida o conhecimento escolar sobre Mudanças Climáticas abordado em Livros Didáticos de Biologia, Física, Química e Geografia, do PNLD/2015, recebidos por escolas do município de ... -
Do livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio : influências, aproximações e afastamentos
(2018)Resumo: O presente trabalho teve por finalidade analisar a concepção de ensino e a função dos livros didáticos de Física utilizados no Ensino Superior e no Ensino Médio, assim como a influência exercida pelo livro didático ... -
Entre a tradição e a ressignificação da física escolar : a história da ciência presente nos livros didáticos de física do PNLD
(2019)Resumo Os estudos em Manualística e em História das Disciplinas Escolares têm destacado a importância que o livro didático assume para a compreensão histórica da trajetória das disciplinas escolares. Com base em princípios ... -
Livro didático de geografia : o conceito de lugar e as relações entre campo e cidade
(2020)Resumo: Focaliza relações entre a Didática da Geografia, a manualística e o conceito de lugar na relação campo - cidade, articulando-se aos estudos do Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas (NPPD), da Universidade ... -
Livros didáticos de ciências como fontes de recursos para o ensino : análise de coleções didáticas do PNLD para o Ensino Fundamental II
(2022)Resumo: Tese que tem como tema os livros didáticos para o ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental II. Desenvolvida na Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação ... -
A perspectiva do alfabetizar letrando nos livros didáticos de alfabetização do Programa Nacional do Livro Didático (1996-2019) : relações entre as culturas político-institucional e acadêmica
(2020)Resumo: Pesquisa sobre as relações entre as culturas acadêmica e político-institucional na produção de livros didáticos de alfabetização na perspectiva alfabetizar letrando, temática que se articula aos estudos do Núcleo ... -
O romper do silêncio discriminatório : o manuseio do livro didático de matemática na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais
(2020)Resumo: Este estudo buscou refletir, por meio da perspectiva da Educação para as Relações Étnico-Raciais, sobre o tratamento conferido à história, à cultura e aos conhecimentos matemáticos nos Livros Didáticos de Matemática ...