Navegação Teses por título
Itens para a visualização no momento 314-332 of 374
-
O raciocínio clínico em estudantes de medicina : uma abordagem fenomenológica
(2021)Resumo: No ensino da medicina, o processo de interação entre o estudante e o paciente, na busca pelo correto diagnóstico e tratamento, exige a aplicação do raciocínio clínico por meio da relação entre diferentes elementos ... -
O racismo institucional no cotidiano das relações sociais do espaço escolar no Estado do Paraná
(2020)Resumo: A presente tese investigou a política educacional para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no sistema de ensino da rede de educação básica do Estado do Paraná. O problema de pesquisa se constituiu em ... -
A (re)inserção social de mulheres com histórias de privação de liberdade
(2019)Resumo: A presente tese de doutorado visa apresentar a pesquisa "A (Re) inserção social de mulheres com histórias de privação de liberdade" para fins de conclusão de curso e defesa à banca estabelecida no setor de Educação ... -
A realização do direito à educação para haitianos : um estudo das condições em que ele se efetiva em um município paranaense
(2020)Resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa desenvolvida em um município paranaense, acerca da realização do direito à educação para haitianos. Teve como objetivo investigar as condições em que é ofertada a educação ... -
A recepção filosófica do estudante surdo no ensino médio
(2019)Resumo: Apresentamos, nesta tese, uma investigação acerca do ensino de Filosofia que emerge da prática profissional do autor como professor da referida disciplina na interação com estudantes Surdos e de sua participação ... -
Relação do autoconceito, da autoeficácia e da qualidade de vida com o desempenho acadêmico em estudantes universitários na cidade de Rio Branco - Acre
(2021)Resumo: Com o aumento de políticas de inclusão social e de ações afirmativas para o Ensino Superior percebe-se, também, um crescimento do número dessas instituições, da variedade de cursos e, consequentemente, um acréscimo ... -
A relação público-privado no contexto do ensino médio brasileiro : em disputa a formação dos jovens e a gestão da da Escola Pública
(2016)Resumo: O tema da Tese se refere à relação público-privado no contexto do Ensino Médio, a partir do imbricamento entre o Programa Ensino Médio Inovador e o Projeto Jovem de Futuro. Utilizamos como recorte analítico as ... -
Relações de poder na formação docente : julgamentos dos bens simbólicos do subcampo escolar durante o estágio supervisionado
(2019)Resumo: Esta tese situa-se no campo acadêmico de Formação de Professores, analisando a relação entre subcampo escolar e subcampo universitário, ambos integrantes do campo educacional brasileiro, usando como principais ... -
Relações entre educação do campo e o território : significados da escola da/na Ilha para uma comunidade tradicional de Guaraqueçaba no litoral do Paraná
(2019)Resumo: Pesquisa sobre as relações entre a Educação do Campo, o território e a escola da/na ilha em uma comunidade tradicional no litoral do Paraná. Tem por objetivo geral compreender o significado que a educação e a escola ... -
Relações entre ensino, práticas artísticas e pesquisa : princípios didáticos para a formação do professor de artes visuais
(2016)Resumo: Tem como tema as múltiplas dimensões que constituem o trabalho profissional do professor de Arte e os desafios para a formação docente. Apoia-se nos pressupostos teórico-metodológicos da etnografia educacional, com ... -
Relações interpessoais e valores humanos na escola : uma inserção ecológica
(2019)Resumo: A presente tese almeja contribuir para a compreensão das relações interpessoais de adolescentes aprendizes com os diversos ambientes bioecológicos com os quais eles interagem. Ela faz parte do escopo As Relações ... -
Remuneração do magistério estadual da educação básica do Acre : implicações da política de fundos, do PSPN e de alterações na legislação local
(2016)Resumo: A remuneração do magistério público ganhou espaço na agenda pública nos últimos anos, especialmente após a política de fundos de financiamento da educação básica inaugurada com o Fundo de Desenvolvimento do Ensino ... -
Remuneração docente : análise da desigualdade entre as redes públicas de educação básica
(2022)Resumo: O objetivo desse trabalho é analisar a desigualdade da remuneração docente entre as redes públicas de educação básica brasileiras, bem como identificar os fatores associados ao nível de remuneração. Os estudos sobre ... -
Remuneração dos professores públicos municipais no Brasil : execução orçamentária, partidos políticos e valorização docente (2008-2016)
(2019)Resumo: Este trabalho teve como objetivo compreender o panorama da valorização da remuneração docente no âmbito municipal a partir do movimento da alocação do fundo público para a educação/pagamento de professores e ideologia ... -
Representações sociais sobre ser professor e o processo de (re)construção da identidade docente : um estudo no curso de licenciatura em química da UFAC - Rio Branco
(2021)Resumo: Este é um estudo que trata das Representações sociais articuladas ao processo de (re)construção da identidade docente de licenciandos em Química da Universidade Federal do Acre (UFAC). Para esta pesquisa, o Programa ... -
Resolução de conflitos sociais por estudantes com altas habilidades/superdotação em situação de vulnerabilidade humana
(2021)Resumo: Ao debruçar-se sobre a literatura científica, considera-se que o desenvolvimento do potencial criativo, é essencial para auxiliar na superação da vulnerabilidade humana, a partir da criação de soluções para conflitos ... -
Responsabilidade do tomador dos serviços no processo do trabalho
(2002)Resumo: O trabalho ora apresentado tem como tema "A responsabilidade do tomador dos serviços no processo do trabalho". O objetivo de tal estudo é demonstrar que os direitos sociais assegurados pela Constituição da República ... -
O romper do silêncio discriminatório : o manuseio do livro didático de matemática na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais
(2020)Resumo: Este estudo buscou refletir, por meio da perspectiva da Educação para as Relações Étnico-Raciais, sobre o tratamento conferido à história, à cultura e aos conhecimentos matemáticos nos Livros Didáticos de Matemática ...