Navegação Teses por título
Itens para a visualização no momento 251-270 of 374
-
Pais e violência contra filhos : dimensões psicossociais e educativas sobre grupos a partir de experiência no CREAS
(2016)Resumo: O presente texto apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, com abordagem teórica da Psicologia Social Comunitária, de base latino-americana, em sua interface com a Educação Popular, que investigou a ... -
PalavrAção Cia de Teatro da UFPR : travessias em perspectiva dialógica
(2021)Resumo: A presente pesquisa está vinculada ao Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (Labelit/CNPq/UFPR) e tem como objetivo compreender o processo de construção coletiva de uma linguagem artística ... -
Partilhas do saber : uma interlocução entre filosofia e literatura como possibilidade para o ensino médio
(2018)Resumo: Esta tese tem como propósito pensar a interlocução entre filosofia e literatura para o Ensino Médio, tendo como pressuposto que as duas disciplinas atuem na educação e na formação do estudante. O problema proposto ... -
A Pedagogia das Ocupas de 2016 no Estado do Paraná : a objetivação da filosofia radical na recusa dos estudantes-adolescentes
(2022)Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a objetivação da filosofia radical nas Ocupações das escolas do Estado do Paraná em 2016. Este movimento estudantil foi movido em resistência à Medida Provisória nº 746/2016, ... -
O pensamento antifeminista brasileiro e seus impactos na educação
(2023)Resumo: Esta tese tem como tema principal a análise do pensamento antifeminista que se desenvolveu no Brasil a partir de 2019, assim como as relações e impactos de tais narrativas no campo da educação. Partindo do campo ... -
Percepções de alunos adolescentes do ensino médio sobre os estilos de liderança de professores
(2016)Resumo: Os estudos sobre estilos de liderança adotados pelos professores, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, têm se configurado como objeto de muitas discussões no cotidiano escolar, no meio acadêmico e motivo ... -
Percepções dos educadores sociais sobre o trabalho desenvolvido em projetos sociais
(2017)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções que educadores sociais têm sobre o seu trabalho, numa instituição social que atua com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) - com ... -
Percursos da didática da história para os anos iniciais no Brasil
(2015)Resumo: O Ensino de História nos anos iniciais é um campo de pesquisa que, apesar de apresentar nos últimos anos um crescimento quantitativo e qualitativo, necessita de uma atenção especial dos pesquisadores e professores ... -
Percursos de movimento no espaço da casa : narrativas do corpo criança
(2023)Resumo: O presente estudo, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética em Educação (LiCorEs), teve como objetivo compreender ... -
O perfil dos profissionais da educação infantil no Brasil frente às políticas de especificação do direito à educação e da expansão do atendimento (2010-2017)
(2021)Resumo: O objetivo geral desta tese foi analisar se as políticas de especificação do direito à educação e a expansão do acesso à Educação Infantil, especialmente a partir da Emenda Constitucional nº 59/2009, incidiram de ... -
Performance, discurso e educação : (re)construindo sentidos de escola com professores em formação na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza
(2016)Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos atribuídos à escola por professores em formação por meio de um processo de experimentações performáticas vivenciado na Licenciatura em Educação do Campo - ... -
A performatividade política dos discursos de ódio neoconservadores na educação das dissidências sexuais e de gênero
(2022)Resumo: Com base em aportes pós-estruturalistas, bem como dos estudos de gênero, interessame investigar como os discursos de ódio mobilizados contra as dissidências sexuais e de gênero têm figurado na atual governamentalidade ... -
A perspectiva do alfabetizar letrando nos livros didáticos de alfabetização do Programa Nacional do Livro Didático (1996-2019) : relações entre as culturas político-institucional e acadêmica
(2020)Resumo: Pesquisa sobre as relações entre as culturas acadêmica e político-institucional na produção de livros didáticos de alfabetização na perspectiva alfabetizar letrando, temática que se articula aos estudos do Núcleo ... -
Pesquisa comparativa sobre programas antibullying em diferentes países e a interface com a cultura de paz
(2022)Resumo: Esta tese tem por objetivo geral sistematizar fundamentos teórico-metodológicos para prevenção do bullying escolar, com base nos elementos da Cultura de Paz e das Cinco Pedagogias para a Paz, numa perspectiva da ... -
A pesquisa em processos formativos de professores do campo : a licenciatura em educação do campo na UNIOESTE (2010-2014)
(2018)Resumo: Investiga a presença e o papel da pesquisa na formação de professores do campo em regime de alternância na experiência da Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), ... -
A política da participação estudantil em defesa da gestão democrática da educação
(2020)Resumo: Esse estudo analisa as dinâmicas de participação política desenvolvidas por estudantes via manifestações ocorridas no ano de 2016. No contexto pósimpeachment da presidenta Dilma Rousseff, o processo de democratização ... -
Política de formação de professores em contexto amazônico : o Parfor no estado do Acre
(2022)Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar as condições em que vêm se materializando o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) no estado do Acre. A metodologia da pesquisa aqui apresentada ... -
A política educacional e o Ministério Público : atuação institucional para a promoção da qualidade da educação básica
(2022)Resumo: A presente tese tem como objeto a análise da construção da capacidade do Ministério Público para atuação nas políticas públicas de qualidade da educação básica. Para este fim, realiza um estudo de casos múltiplos ... -
Políticas afirmativas e educação superior federal : um estudo sobre estudantes negros (as) egressos (as) da política de cotas na UFPR
(2022)Resumo: A presente tese aborda a política afirmativa e volta o olhar para os estudantes que ingressaram na Universidade Federal do Paraná - UFPR através da política das cotas raciais, considerando os dados dos cotistas que ... -
Políticas afirmativas para negros nas universidades federais entre 2002 e 2012 : processos e sentidos na UNB, UFPR e UFBA
(2016)Resumo: Nesta tese desenvolvemos um estudo sobre o período de implantação de políticas de ação afirmativa no ensino superior público brasileiro compreendido entre 2002 e 2012. A complexidade do período envolvia a ocorrência ...