Buscar
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
Implementação do PECS para uma criança com autismo e seus parceiros de comunicação na educação infantil
(2020)
Resumo: Uma das características mais marcantes e desafiadoras do Transtorno do Espectro Autista se refere aos deficits na comunicação. Intervenções baseadas no Picture Exchange Communication System (PECS) - no Brasil, ...
Desenho universal para a aprendizagem aplicado a alunos público-alvo da educação especial no ensino fundamental
(2020)
Resumo: O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é considerado, uma ferramenta instrucional utilizada para minimizar as barreiras do processo de ensino-aprendizagem dentro das salas de aula regulares, bem como se ...
Representação social sobre educação especial /inclusiva de alunos de licenciatura em química da Universidade Federal do Paraná
(2020)
Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar e analisar a representação social sobre Educação Especial/Educação Inclusiva (EE/EI) de estudantes de licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná. Para ...
Formação continuada de professores no processo de transição para a vida adulta de jovens com deficiência intelectual
(2020)
Resumo: O aprendizado de comportamentos adaptativos possibilita ao jovem com deficiência intelectual uma maior independência, aumento da qualidade de vida e preparação para a participação e inserção social. Esta pesquisa ...
Inclusão escolar na perspectiva das práticas colaborativas : processos psicológicos e pedagógicos
(2021)
Resumo: A educação especial vem atravessando um processo intenso de transformações ao longo do tempo. A concepção de indivíduo pautada nas dificuldades gradativamente passou a ser substituída pela concepção de indivíduo ...
Consultoria colaborativa como modelo de serviço para apoio ao processo de inclusão escolar
(2021)
Resumo: A Consultoria Colaborativa pode ser um modelo de serviço de apoio ao processo de inclusão escolar e tem como base o trabalho colaborativo. Ao se diferenciar de outros formatos de consultoria, visa o trabalho em ...
A transição para vida pós-escolar dos/as alunos/as com deficiência intelectual : um estudo em escolas de educação especial de Curitiba
(2020)
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo o processo de transição para a vida pós-escolar (TVPE) dos alunos com deficiência intelectual em escolas de Educação Básica na modalidade de educação especial de ...
Identificação, avaliação e atendimento das altas habilidades ou superdotação : uma análise crítica
(2020)
Resumo: Este estudo pretendeu analisar criticamente como ocorre o processo de identificação, avaliação e atendimento educacional especializado ao estudante superdotado e como ele se percebe no contexto escolar e familiar. ...
Suporte social familiar e expressão de habilidades socioemocionais do jovem adulto superdotado
(2021)
Resumo: A literatura da área das Altas Habilidades/Superdotação é rica em conteúdos referentes aos fatores cognitivos da superdotação, contudo, muitas vezes deixa em segundo plano as investigações que ressaltam os fatores ...