Buscar
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
Infância(s), crianças e interseccionalidade : análise da produção acadêmica brasileira na área de educação infantil
(2022)
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo investigar a presença da interseccionalidade, seja como conceito ou como ferramenta analítica, nas produções acadêmicas brasileiras da área de Educação Infantil (1999-2020). ...
Roteiro para identificação de sinais de risco ao desenvolvimento na Educação Infantil (RISRD-EI)
(2021)
Resumo: Esta pesquisa insere-se na área de avaliação e inclusão no contexto da Educação Infantil (EI). Problematizamos sobre como o profissional que trabalha com esta etapa da educação pode ser instrumentalizado para ...
Conhecimentos matemáticos presentes em brincadeiras da educação infantil que envolvem o corpo em movimento
(2020)
Resumo: A presente pesquisa aborda como eixo central de discussão a Educação Matemática na Educação Infantil, tendo como fulcro o intercâmbio entre dois campos de experiências: o primeiro, relacionado a espaços, tempos, ...
A relação entre o professor e a criança bem pequena : uma experiência estética
(2022)
Resumo: A presente dissertação teve por objetivo compreender a relação entre o professor e a criança bem pequena a partir da experiência estética. Como objetivos específicos, o estudo propôs: realizar revisão integrativa ...
A implementação de políticas intersetoriais para a educação de crianças de 0 a 3 anos no Município de Piraquara - PR
(2021)
Resumo: O presente trabalho tem como tema as políticas educacionais intersetoriais para as crianças de 0 a 3 anos formuladas pelo governo federal e, implementadas no âmbito subnacional, a partir da análise dos seus arranjos ...
Cooperação federativa e formas de colaboração nas políticas de educação infantil : uma análise do Estado do Paraná
(2021)
Resumo: A efetivação do direito à educação em um Estado organizado sob o modelo federativo cooperativo depende da cooperação e da colaboração entre os entes federados para a materialização das políticas educacionais. A ...
A travessia da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental : a experiência da criança
(2020)
Resumo: Compreender o ponto de vista das crianças sobre como é sua experiência de atravessar da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, constituiu o objetivo desse estudo. Dele, derivaram duas questões ...
De espectadores a protagonistas : um projeto de formação continuada que dá voz aos professores da educação infantil
(2021)
Resumo: Esta tese foi elaborada na linha de pesquisa Processos Psicológicos em ContextosEducacionais. Apresenta como objeto de estudo a formação continuada deprofessores da Educação Infantil, com ênfase na apropriação dos ...